Atualizado em 20/01/2025 – 08:13
Os moradores da região Sul do Espírito Santo agora terão acesso a teleconsultas em 11 especialidades médicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento do Governo do Estado é de R$ 1.033.200,00.
Serão ofertadas, neste ano, 19.414 teleconsultas na região via SUS. As especialidades a serem ofertadas são: cardiologia adulto, endocrinologia adulto, endocrinologia pediatra, nefrologia adulto, ortopedia adulto, ortopedia pediatra, psiquiatria adulto, psiquiatria pediatra, reumatologia adulto, urologia adulto e urologia pediatra.
“Estamos começando essa importante implementação no sul do Estado, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de vida dos usuários do SUS que vivem nesses territórios. Assim, esses pacientes não precisarão se deslocar, por exemplo, para outras regiões, em busca de especialidades que, agora, estão bem mais perto de seus domicílios”, enfatizou Tyago Hoffmann.
Municípios
Inicialmente, o serviço acontecerá em 11 municípios que dispõem de capacidade de atendimento em modalidade remota, por meio de salas de telessaúde. São eles: Alfredo Chaves, Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Iconha, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. E já foram iniciados planejamentos e tratativas para a ampliação da teleconsulta para os demais 15 municípios da região sul.
O início dos atendimentos está programado para os próximos dias. Serão contemplados pacientes já inseridos no Sistema de Regulação Ambulatorial.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.