Atualizado em 09/07/2025 – 17:01
A ministra da Cultura Margareth Menezes vem ao Espírito Santo na próxima terça-feira (15) para o lançamento oficial da 6ª TEIA Nacional dos Pontos de Cultura, projeto do Governo Federal, em um evento no município de Aracruz.
A TEIA, criada em 2006, é um encontro nacional que reúne a diversidade cultural brasileira, com foco em comunidades, aldeias, quilombos, periferias e demais territórios de resistência. Mais do que um evento, é um espaço de escuta, articulação e formação, onde a cultura é reconhecida como direito e força transformadora da sociedade.
O evento será às 10h30 na próxima sexta-feira (15), na Aldeia Caieiras Velha, em Aracruz. Este será o lançamento da 6ª edição da TEIA, que vai ocorrer apenas em 2026. Na oportunidade, serão anunciadas as datas e o tema central do encontro, além de um ato simbólico de convocação dos Pontos de Cultura e da Rede Cultura Viva. A programação conta ainda com apresentações culturais.
Esta será a primeira vez que o encontro acontece fora de uma capital brasileira. De acordo com o Ministério da Cultura, a escolha de Aracruz visa valorizar a ancestralidade dos povos originários, visto que a cidade é o local que tem a maior população indígena vivendo em aldeias do Espírito Santo, com as etnias Tupiniquim e Guarani.
A 6ª TEIA Nacional terá como eixos a justiça climática, o bem viver e os saberes ancestrais. A previsão é de que o projeto reúna 5 mil participantes em março do próximo ano. A iniciativa é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), com o apoio da Prefeitura de Aracruz e da TVE Espírito Santo.
No lançamento em Aracruz, além da ministra, o evento também contará com a presença de representantes de Pontos de Cultura do restante do país e de autoridades capixabas, como o governador Renato Casagrande; o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho; a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg; e lideranças indígenas.
Após o evento, a ministra da cultura Margareth Menezes participa de outras atividades em Vitória. Entre elas, a ministra faz uma visita às obras em andamento do Cais das Artes e participa do lançamento do Projeto Biblioteca Transcol.
O que esperar da 6ª TEIA Nacional
Na 6ª edição, em 2026, a TEIA vai reforçar seu papel estratégico como política pública, promovendo o diálogo entre Pontos de Cultura, sociedade civil, governos, universidades e movimentos sociais.
A programação inclui o V Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, mostras artísticas, feira de economia solidária, oficinas e debates sobre justiça climática, saberes tradicionais e bem viver. A TEIA celebra o passado, constrói o presente e aponta caminhos para um futuro ancestral, mais justo e sustentável.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.