Atualizado em 20/10/2025 – 17:13
Depois de São Mateus, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) deve ganhar um novo curso de medicina no campus de Alegre, no Sul do estado, com expectativa de início de funcionamento já para o segundo semestre de 2026. A proposta de criação do novo curso foi apresentada pelo reitor da universidade, o professor Eustáquio de Castro, em reunião com o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marcus Vinícius David, na manhã desta segunda-feira (20).
De acordo com a Ufes, a direção da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem), que é ligada ao MEC, já acenou com a possibilidade de fazer uma visita ao campus de Alegre ainda em 2025 para avaliar as condições de implementação do curso de medicina.
“Agora, vamos nos empenhar para providenciar toda a documentação exigida pelo MEC, em um trabalho conjunto entre as equipes da Ufes e o Ministério para que possamos vencer as etapas necessárias e trazer mais essa conquista para a população capixaba”, afirmou o reitor Eustáquio de Castro.
Também participaram da reunião desta segunda-feira (20), a diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) do campus de Alegre da Ufes, Taís Soares; o prefeito de Alegre, Nirrô Emerick; o deputado Federal Helder Salomão (PT-ES) e senador Fabiano Contarato (PT-ES), que divulgou em suas redes sociais um vídeo anunciando a informação para o público capixaba.
“Temos muito o que comemorar! É uma conquista histórica para ampliar o acesso à educação pública e transformar a vida da juventude capixaba!”, destacou o senador nas redes sociais.
Curso de medicina em São Mateus
Em maio de 2025, a Ufes já havia anunciado a criação de um novo curso de medicina no campus de São Mateus, localizado no Norte do Espírito Santo. A autorização para a instalação do curso foi formalizada em julho deste ano, durante solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília.
O projeto para o campus de São Mateus prevê a criação de 60 vagas anuais e um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, destinados à construção de um prédio específico, aquisição de equipamentos e demais itens necessários para o funcionamento do curso. A expectativa é que as primeiras turmas iniciem suas atividades já no primeiro semestre de 2026.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.