Um ambiente que proporciona um contato direto entre artesãos, artistas, empreendedores e consumidores, tudo isso em meio às ruas da cidade e ofertando diversos tipos de produtos artesanais. Esse é o Mercado Arte Livre, um evento que acontece um final de semana por mês na Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória, e também na praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi, também na capital.
O artista e tatuador Gêizon Silva, um dos criadores do evento, conta que tudo começou de maneira informal, mas a procura de artistas fez com que eles precisassem se organizar: “A repercussão foi tão boa que a nossa comunidade de artistas foi crescendo a ponto que nós vimos a necessidade de formalizar e trazer uma estrutura mais organizada”, explicou.
Hoje em dia, o evento reúne até 60 expositores, com os mais variados produtos: bolsas de crochê, sabonetes artesanais, acessórios, peças selecionadas para brechó e até alimentos como farofa e café.
A ideia é ajudar esses artistas a conseguirem a viver de seus trabalhos e abrir portas para o crescimento dessas iniciativas.
“Muitas vezes o artesão só sabe produzir, só que além de produzir ele precisa subsistir da própria arte. Então, o que a gente faz é pegar esse pessoal, organizar, dizer como eles podem expor, fazer o atendimento, para que ele possa rentabilizar o seu trabalho. Porque o artista é artista, mas também tem que ser visto como trabalhador”, ressaltou Gêizon.
Levar os artesanatos e produtos para as ruas tem sido uma experiência positiva para os expositores. A artesã e empreendedora Josinete Shwanz conta que o Arte Livre abriu portas para a Balina, sua marca de bolsas de crochê.
“Foi um momento de virada para a minha marca. Antes eu trabalhava só no on-line, feito por encomenda, e a partir do momento que eu vim para as ruas, eu consegui mostrar mais a Balina. A Balina veio pro mundo, a realidade foi essa!”, afirmou a artesã.

Onde encontrar
O mercado coletivo é itinerante, mas tem lar fixo da Rua Sete, no Centro de Vitória e na Praça Nilze Mendes, que fica em Jardim Camburi, em Vitória. As edições e datas são anunciadas com antecedência pelo perfil do projeto no Instagram, @artelivrevitoriaes, todos os meses.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.