Atualizado em 26/09/2025 – 18:07
A nadadora Mariana Gesteira, atleta do Clube Álvares Cabral, em Vitória, conquistou ouro no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, disputado em Singapura. Competindo pela classe S9 (limitação físico-motora moderada), nesta sexta-feira (26), a atleta venceu a prova de 100 metros costas com o tempo de 1min08s79 — sua melhor marca da temporada.
Com a vitória, Mariana superou a espanhola Nuria Marques Soto, que conquistou a medalha de prata com o tempo de 1min09s01, e a canadense Mary Jibb, que levou o bronze com 1min10s63. O tempo garantiu o ouro para a capixaba a consolida como uma das principais referências da modalidade no cenário internacional.
O título mundial representa uma virada na carreira da atleta, que vinha de três bronzes consecutivos nos 100m costas — nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, no Mundial de Manchester 2023 e no Mundial da Ilha da Madeira 2022. Ainda neste ano, ela já liderava o ranking anual da prova, após atingir a marca de 1min09s26 em maio.
Porta-bandeira da delegação brasileira na abertura do Mundial, a nadadora já havia conquistado a prata nos 100m livre, com o melhor tempo de sua carreira (1min01s64), dedicando a medalha ao amigo e atleta Rogério Marins, do remo, falecido nesta semana. Mariana encerra sua participação no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica em Singapura neste sábado (27), quando disputará os 50 metros livre, prova na qual é a atual bicampeã mundial.
A atleta é contemplada pelo programa Voe Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e realiza parte dos treinamentos na Academia de Alto Rendimento da Sesport.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.