Atualizado em 02/12/2024 – 17:11
Durante o ano de 2023 foram registradas 1.489 denúncias de estupro contra mulheres e meninas no Espírito Santo, sendo que 74% das vítimas tinham até 14 anos de idade, o que representa cerca de 1,1 mil casos. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024. Nesta sexta-feira (6), o Tribunal de Contas do Estado do Estado (TCE-ES) realizará um evento voltado ao enfrentamento a essa violência e apresentará resultados de auditorias.
Além das situações de estupros, o Anuário ainda apontou que em 2023 a taxa de feminicídios foi de 1,8 casos por 100 mil habitantes, superior à média nacional de 1,4. No mesmo ano, mais de 21 mil mulheres sofreram violência doméstica, com uma média de 59 vítimas por dia no Espírito Santo.
Entre 2022 e 2023, o país registrou um total de 83.988 casos de estupro e estupro de vulnerável. A estatística pode ser traduzida em um crime de estupro a cada 6 minutos.
No intuito de abordar o tema, no dia 6 de dezembro, às 13h30, o TCE-ES realizará o evento Consciência e Ação – Combate à Violência contra Mulheres e Meninas. A escolha da data marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, destacando a importância da participação de toda a sociedade nessa luta por equidade e segurança. A programação inclui palestras e a apresentação dos resultados da Auditoria Operacional de Enfrentamento da Violência contra Meninas e Mulheres, além do Levantamento da Infância Segura, desenvolvido pelo Tribunal.
Confira os detalhes:
Programação:
13h30 – Abertura Oficial
14h – Apresentação dos Resultados da Auditoria Operacional de Enfrentamento da Violência contra Meninas e Mulheres
14h40 – Apresentação das informações do Levantamento da Infância Segura realizado pelo TCE-ES
15h30 – Palestra: O papel dos homens na luta pelo fim da violência doméstica – Claudia Garcia – Conselho do MPES
15h50 – Palestra: Políticas Públicas para Mulheres em Municípios Capixabas – Professor José João Barbosa Santos(Doutor em História; participa do Laboratório de Estudos de Gênero Poder e Violência e da Comissão Permanente de Direitos Humanos da UFES; membro da Comissão de Promoção da Dignidade Humana da Arquidiocese de Vitória).
16h20 – Encerramento
Clique aqui para fazer sua inscrição.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.