Atualizado em 29/10/2025 – 16:24
O mês de novembro começa com a abertura da exposição “Territórios Transplantados: a África que vive em nós”, da fotógrafa documentarista Carla Osório, com curadoria de Milton Guran. A mostra será inaugurada no dia 1º, às 10h, no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), e contará com visita guiada pelo curador às 11h. A programação é aberta ao público.
Em cartaz até 4 de janeiro, a exposição apresenta 42 obras inéditas que resultam de 35 anos de pesquisa e registros fotográficos sobre as matrizes africanas. O trabalho de Carla explora o universo da afro-diáspora, retratando os chamados “territórios transplantados” — espaços em que a cultura africana se manifesta fora do continente de origem.
De acordo com a fotógrafa, a mostra aborda temas como decolonialidade, poder feminino negro e religiões de matriz africana. “A força da arte, da religião, da tecnologia, da resistência política ou do pensamento filosófico também são captados”, afirma.
Para o curador Milton Guran, os territórios apresentados refletem a presença africana no cotidiano contemporâneo. “Não há aspecto da vida atual, da ciência ao lazer, em que a cultura africana não esteja presente. Já se disse que não é possível compreender o Brasil sem a África”, destaca.
Combinando fotografia analógica e digital, colorida e em preto e branco, as obras são impressas em papel e tecido. A exposição inclui ainda o fotofilme “Corações Valentes da Diáspora”.
Ao longo da visita, o público poderá conhecer de perto expressões culturais das matrizes bantu, nagô, jejê, mina, entre outras.
Serviço:
Exposição Territórios transplantados
Período: 01 de novembro de 2025 a 04 de janeiro de 2026
Local: MAES – Museu de Artes do Espírito Santo – Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória – ES
Horário de Funcionamento:
Terça a Sexta – 10h às 18h. Sábados, Domingos e Feriados – 10h às 16h

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.






