Atualizado em 07/04/2025 – 18:40
A juíza eleitoral Hermínia Maria Silveira Azoury, da 55ª Zona Eleitoral de Vila Velha, aceitou na última quarta-feira (03) a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra Devacir Rabello da Silva por crimes de boca de urna durante as eleições municipais de 2024.
De acordo com a decisão, Rabello foi denunciado por arregimentar eleitores e divulgar novos conteúdos em redes sociais no dia da votação, práticas proibidas pela legislação eleitoral brasileira. Ambas as condutas são tipificadas como crime no artigo 39, § 5º, incisos II e IV, da Lei das Eleições (Lei 9.504/97).
Imagens anexadas ao processo foram consideradas provas suficientes de materialidade e autoria para justificar o recebimento da denúncia. Com a decisão, o processo, inicialmente registrado como “Notícia de Crime”, foi reclassificado para “Ação Penal Eleitoral”.
A magistrada determinou a citação do acusado, que terá prazo de 10 dias para constituir advogado e apresentar resposta formal às acusações.
A reportagem tentou contato com o vereador, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição e se mantém aberta para receber sua manifestação através do e-mail [email protected]

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.