Um homem que estava preso por ter matado um morador em situação de rua em Vitória, em novembro de 2023, foi condenado a 20 anos de prisão, inicialmente em regime fechado. O Tribunal do Júri ocorreu nesta sexta-feira (4), no Fórum Criminal da capital. Ele está detido no Centro de Triagem de Viana.
O réu Josenilton de Jesus Santos já cumpria prisão preventiva desde que matou, a golpes de facão, Manoel Wemerson Melo dos Santos. Ambos eram moradores em situação de rua.
O crime ocorreu na noite de 12 de novembro de 2023, na Avenida Dante Micheline, bairro Jardim da Penha, em frente a uma agência bancária. A cena foi presenciada por uma turista, que reconheceu o autor e relatou os fatos aos policiais que passavam pelo local e encontraram a vítima gravemente ferida.
O agressor tentou fugir, mas foi localizado escondido sob um veículo estacionado em uma rua próxima. O facão utilizado no crime, com manchas de sangue, foi apreendido nas imediações.
As investigações apontaram que o homicídio foi cometido por motivo fútil, uma vez que o réu alegava ter sido vítima de um furto praticado por Manoel, justificativa considerada desproporcional diante da violência cometida.
Desta forma, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) denunciou o réu por homicídio qualificado, o que levou, posteriormente, ao julgamento e à condenação pelo Tribunal do Júri.
O Tribunal de Júri do caso foi realizado nesta sexta-feira (4), no Fórum Criminal de Vitória. No julgamento, o Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça Bruno de Oliveira, sustentou as provas contidas no processo que levaram à condenação do réu por homicídio qualificado.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.