Uma vez por semana, a roupa do trabalho dá lugar à fantasia para os integrantes do Instituto GAP – Grupo Ajude o Próximo, que se reúne para espalhar solidariedade. Às sextas-feiras, no Pronto-Socorro do Hospital Infantil de Vitória, em Bento Ferreira, os voluntários levam alegria e esperança para as crianças, vestidos dos mais diversos personagens. O grupo surgiu em 2014 e hoje conta com cerca de 30 integrantes.
A voluntária Ana Paula Duarte conta: “Eu sempre quis fazer um trabalho voluntário, principalmente com crianças, e esse projeto se encaixou muito com o perfil que eu queria, que é levar alegria e um pouco mais de leveza nesses dias em que elas estão internadas.”

Entre a experiência dos mais antigos e o entusiasmo dos que acabaram de chegar, todos têm um objetivo em comum: doar tempo, carinho e atenção.
O voluntário Vitor Jardim reforça: “O que me motivou mesmo foi aquela vontade de fazer um pouquinho, trazer alegria para aquela mãe que está ao lado da criança e para a própria criança. Isso me tocou muito.” O pronto-socorro, porém, é apenas um dos cenários em que o grupo atua.

Ação na ruas
O criador do grupo, Kelvim Amaral, explica que a ideia de criar o grupo, há mais de 10 anos, surgiu a partir da própria vivência com os pais e experiências com a família.
Portanto, as ações de voluntariado do grupo não param por aí. Nas segundas e domingos, o grupo também leva apoio às ruas de Vitória, ajudando quem enfrenta a fome e a vulnerabilidade, por meio da distribuição de alimentos.
“Toda segunda-feira, às 19h, a gente se reúne na Costa Pereira, no Centro, e sai de carro distribuindo sopa para nossos irmãos em situação de rua. Aos domingos, às 8h30 da manhã, nos encontramos em frente à Igreja Catedral, no Centro, para distribuir café da manhã para quem precisa, percorrendo a região até o Parque Moscoso”, explica Kelvim.
Seja doando tempo ou recursos, todo mundo pode fazer a diferença. Para conhecer e apoiar o Grupo Ajude o Próximo, basta acessar as redes sociais: @instituto.gap. Para Ana Paula Duarte, “O grupo, para mim, é amor, doação. Doação do tempo, que é algo tão precioso hoje em dia.”


Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.