Atualizado em 02/08/2025 – 07:31
O Grupo Andora, referência capixaba em danças afro-brasileiras participa nesta semana do Festival Folclórico de Quinta do Sol, cidade que é considerada a capital do folclore do Paraná. O evento começou na última quarta-feira (30) e a programação segue até este sábado (02). As apresentações do grupo acontecem no palco principal do evento, com transmissão ao vivo, e também em visitas para o público escolar e idoso.
No Festival, o grupo apresenta a peça coreográfica “Terreiros e Reisados”. O espetáculo mostra diversos elementos da cultura do Espírito Santo, como o congo, os reisados, os jongos, a capoeira e o samba de roda. Além disso, João Bananeira, personagem importante do folclore e da cultura do congo cariaciquense, também faz uma participação no número.
Com 16 anos de história, o Grupo Andora é um projeto de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Formado por cerca de 30 integrantes — entre estudantes de mestrado, professores da Educação Básica, músicos e bailarinos —, o coletivo atua na formação de educadores voltada ao ensino de manifestações da cultura popular em escolas e comunidades do estado.
Desde sua formação, o grupo já levou suas apresentações a países como França, Portugal, Itália, Chile e México, além de participar de festivais folclóricos em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A participação do grupo no festival paranaense tem apoio financeiro do FunCultura, por meio do Edital 01/2025 – Circulação e Intercâmbio, da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult).

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.