No próximo dia 08 de maio, às 19 horas, na Galeria Homero Massena, em Vitória, acontece a exposição “O Peso da Água”, da artista visual e pesquisadora Jaíne Muniz. Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 05 de julho e convida o público a mergulhar em uma experiência sensorial e reflexiva sobre o corpo, a natureza e a fluidez da existência.
Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestranda no PPGArtes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Jaíne Muniz, utiliza a abstração como linguagem para questionar as convenções sociais que moldam o corpo e a identidade. A exposição reúne obras em pintura, desenho, vídeo e instalação, em que a água surge como elemento central — simbólico, sensorial e político —, representando transformação, resistência e movimento.
Assinando também a curadoria e produção da exposição, a artista propõe uma imersão poética nas relações entre o humano e o não-humano. Em “O Peso da Água”, o corpo se desfaz, se reinventa e se funde com as marés da vida, explorando camadas de memória, sensação e performatividade.
“O peso da água, para mim, é sentir o que ela me ensina, algo que não pode ser descrito por palavras ou figuras, e por isso a abstração. Apresentar esse pensamento sensível por meio da minha criação é chegar em um lugar que eu não imaginava ser possível, sendo uma pessoa negra. A desumanização dos nossos corpos atravessa uma lógica violenta que nos faz parecer desprovidos de sentimentos, quando, na realidade, somos o completo oposto. A relação que estabelecemos com os elementos reflete nossa relação com a vida e nossa presença no mundo. O peso da água é sobre o que sentimos quando estamos juntos, a importância de quem somos e o que criamos”, diz Jaíne Muniz.
A programação da mostra inclui atividades educativas abertas ao público. Nos dias 17 e 24 de maio, das 10h às 12h, os educadores Kleiton Rosa e Maria Galacha conduzem encontros voltados à mediação do material educativo da exposição, com foco nas discussões sobre abstração e performatividade na arte. Já nos dias 07 e 14 de junho, das 14h às 16h, a artista Jaíne Muniz se junta à convidada Matheusa Moreira para conversas sobre processos criativos, corpo, natureza e arte contemporânea. O segundo encontro contará ainda com o lançamento do catálogo da exposição.
A exposição “O Peso da Água” é realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Serviço:
Exposição “O Peso da Água”, de Jaíne Muniz
- Galeria Homero Massena – R. Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória – ES
- Abertura: 8 de maio de 2025, às 19h
- Visitação até 05 de julho: Segunda a sexta, das 9h às 18h | Quartas, das 10h às 20h
- Sábados, das 10h às 16h
- Entrada gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.