Atualizado em 06/12/2025 – 07:33
Neste sábado (6), acontece o 2º Cortejo da Folia Mariana dos Pretos, continuidade de um projeto que celebra a tradição religiosa dos povos negros de Vitória e denuncia o apagamento histórico dessas manifestações. A concentração tem início às 15h, na Escadaria da Piedade (em frente ao Bar do Panela), com saída do cortejo às 16h. O trajeto seguirá pela Rua Sete de Setembro e Rua Coutinho Mascarenhas, com encerramento no Convento de São Francisco (Cúria Metropolitana).
Mais do que uma celebração, o projeto também chama atenção para o epistemicídio e para a invisibilização histórica das práticas religiosas negras na capital. Segundo o idealizador e mestre de congo Renato Santos, “esse assunto precisa estar em pauta. A folia é uma festa, mas também é um protesto”.
Renato lembra que, há quase um século, as festas marianas dos pretos foram proibidas, provocando um apagamento das manifestações cristãs negras em Vitória. A Folia surge, portanto, como um movimento de retomada. “Quebra osso, tira sangue, mas não tira saber. Esse é o nosso lema. Essa festa voltou para a capital onde nunca deveria ter parado”, destaca.
O cortejo também simboliza a retomada dos povos pretos marianos aos marcos cristãos da cidade, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário, antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, hoje considerada um dos maiores símbolos da resistência negra cristã em Vitória, atualmente sob propriedade de pessoas não negras.
A Folia Mariana dos Pretos reafirma que fé, cultura, história e luta caminham juntas, e que o Centro de Vitória segue sendo território de memória, disputa e reconstrução.
O projeto
A Folia Mariana dos Pretos tem a produção da Três por Quatro Produções, e o apoio da 100% Capixaba. O evento é uma realização da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura via Funcultura da Prefeitura Municipal de Vitória, e Sistema Nacional da Cultura do Ministério da Cultura, Governo Federal (MinC).
Serviço
Folia Mariana dos Pretos – 2º Cortejo
Data: 06 de dezembro de 2025
Horário: Concentração: 15h – Saída: 16h
Local: Centro Histórico de Vitória, início em frente ao Boteco da Panela
Entrada: Gratuita para todas as atividades

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





