Dados divulgados pelo Observatório da Segurança Pública revelam uma redução significativa nos casos de feminicídio no Espírito Santo. De janeiro a julho de 2025, foram registrados 16 casos, contra 27 no mesmo período do ano passado — uma queda de 40,7% nas estatísticas de mortes causadas por crime de gênero.
O dado positivo se soma a outro marco importante: a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) já ultrapassou 60 dias sem nenhum registro de feminicídio, segundo o Mapa da Paz, que monitora os dias sem homicídios e feminicídios em tempo real. Em todo o Estado, foi contabilizado apenas um caso de feminicídio no mês de julho.
“Iniciamos a campanha Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, com a esperança renovada e dados que mostram que estamos no caminho certo. Essa redução é resultado de um trabalho permanente, realizado com o Programa Mulher Viva+, que é um dos braços do programa Estado Presente em Defesa da Vida. Estamos salvando vidas com políticas públicas eficazes, intersetoriais e de presença constante nos territórios”, destacou a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes.
O Programa Mulher Viva+, criado pela Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), é uma iniciativa que articula políticas de proteção e fortalecimento da autonomia feminina, integrando ações de prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência. Em articulação com diversas secretarias e municípios capixabas, a estratégia tem ampliado o alcance das políticas públicas e fortalecido a rede de proteção às mulheres em todo o Espírito Santo.
Ainda de acordo com a Secretaria Estadual das Mulheres, embora os números sejam muito positivos, o trabalho continua, junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), para a erradicação de todas as formas de violência de gênero.
Canais de denúncia
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher – Canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país (a ligação é gratuita). Ele é a porta principal de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sob amparo da Lei Maria da Penha, e base de dados privilegiada para a formulação das políticas do governo federal nessa área.
Disque-Denúncia 181 – Canal direto para denúncias anônimas. Através deste número a população pode denunciar qualquer tipo de irregularidade, ilegalidade ou repassar informações que ajude as polícias na elucidação de crimes. https://www.es.gov.br/disque-denuncia-181
Disque Direitos Humanos (Disque 100) – Canal direto para denúncias, anônimas ou não, de violação de direitos humanos, incluindo Violência ou Discriminação contra Mulheres; Homofobia; Xenofobia; Intolerância religiosa; Pornografia infantil; Racismo; Apologia e Incitação a crimes contra a Vida; Neo Nazismo; Tráfico de Pessoas. www.disque100.gov.br
Disque 190 – Canal de telefone destinado para emergências e urgências policiais, que deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.