Dois falsos motoristas de aplicativo, que agiam no Aeroporto de Vitória, foram presos na operação integrada Força Pela Vida. A prática representa transporte clandestino de passageiros, o que gera situação de risco porque não há garantias de segurança para as pessoas que optam por esse tipo de corrida.
A operação foi realizada na Avenida Adalberto Simão Nader, no bairro República, em Vitória, nesta quinta-feira (16), com a abordagem de condutores clandestinos identificados pelos agentes nas áreas de embarque e desembarque do aeroporto.
Além dos motoristas presos, outros dois foram flagrados praticando exercício irregular de profissão e outro violando a suspensão do direito de dirigir. Os três assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e tiveram os veículos apreendidos e removidos ao pátio do Detran.
A operação foi realizada por agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), juntamente com a Guarda Civil Municipal de Vitória e Polícia Civil, por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito.
Blitz
Durante a blitz, 58 veículos foram abordados pela equipe de fiscalização, que registrou 39 infrações por condutas vedadas pela legislação de trânsito. Dois condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e três recusaram a se submeter ao teste do bafômetro e, de acordo com a legislação, vão responder com as mesmas penalidades.
Entre as infrações flagradas estão conduzir com o licenciamento vencido, veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados, recusar-se a ser submetido a teste do bafômetro, veículo em mau estado de conservação, condutor efetuando transporte remunerado de pessoas quando não for licenciado para esse fim, calçado inadequado, disputar corrida, entre outras. Cinco veículos foram removidos ao pátio.
A operação foi realizada na Avenida Adalberto Simão Nader, no bairro República, em Vitória, com a abordagem de condutores clandestinos identificados pelos agentes nas áreas de embarque e desembarque do aeroporto.
O gerente de Fiscalização de trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, explicou que além do foco principal na abordagem de transportadores clandestinos, a fiscalização de trânsito combate infrações e crimes na condução do veículo, levando segurança às vias.
“Estamos com foco no combate ao transporte clandestino de passageiros e em identificar infrações e possíveis crimes de trânsito, como, por exemplo, dirigir sob influência de álcool. Hoje mesmo, nós flagramos a conduta de disputa de corrida em via pública. São comportamentos com potencial para causar sinistros de trânsito e mortes nas vias. Essa é missão dos órgãos de segurança viária, proteger vidas e mudar a realidade da violência no trânsito no Estado”, disse.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.