Atualizado em 16/08/2025 – 08:38
O pianista capixaba Hercules Gomes participará do encerramento da Fabrik de Choro na próxima quarta-feira (20). A programação reúne, desde 11 de agosto, músicos brasileiros e estrangeiros em Vitória para uma imersão artística dedicada à pesquisa, ao estudo e à divulgação de composições de autores capixabas, representantes tanto da velha quanto da nova geração do choro.
A iniciativa, que visita anualmente uma capital brasileira diferente, tem carga horária de 35 horas e acontece na sede do Instituto Marlin Azul, em Jardim da Penha. O repertório inclui obras de Hercules Gomes, Maurício de Oliveira, Elias Borges, Cecitônio Coelho, Fabiano Araújo, Nelson Gonçalves e Matheus Viana.
Pela primeira vez, as músicas desenvolvidas na imersão serão gravadas em estúdio. As sessões ocorrerão nos dias 18 e 19 de agosto, no Estúdio de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O resultado será apresentado ao público em concerto gratuito no dia 20 de agosto, às 20h30, no Teatro da Ufes. A entrada será liberada a partir das 20h, com ocupação por ordem de chegada, limitada à capacidade do espaço.
A Fabrik de Choro é um projeto itinerante que visa fortalecer o choro como patrimônio cultural brasileiro, promovendo intercâmbio entre músicos do país e do exterior. Conta com apoio do Club du Choro de Paris e, em Vitória, tem parceria institucional do Instituto Marlin Azul, da Ufes e da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
Serviço
Concerto da Fabrik de Choro
O que é: Apresentação do repertório com músicas de compositores capixabas executadas por músicos brasileiros e estrangeiros participantes do projeto cultural e itinerante “Fabrik de Choro” que pesquisa, estuda, resgata e divulga repertórios locais de choro. A apresentação é o resultado das trocas e ensaios durante aulas do projeto em Vitória (ES) de 11 a 20 de agosto.
Data: 20 de agosto de 2025
Horário: 20h30, com abertura das portas às 20h.
Local: Teatro da Ufes – Campus de Goiabeiras – Avenida Fernando Ferrari – Goiabeiras (Vitória-ES)
Entrada Gratuita (limitada à capacidade do teatro, preenchida por ordem de chegada)

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.