Atualizado em 01/12/2025 – 07:53
A exposição “Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis”, que marcou a reabertura do Armazém 5, no Porto de Vitória, fica em cartaz até o próximo dia 7 de dezembro (domingo). Com entrada gratuita, a mostra convida o público a conhecer diferentes olhares sobre a Baía de Vitória através da arte, da história e da convivência entre pessoas e natureza.
A visitação acontece de terça a quinta-feira, das 10h às 18h; às sextas e sábados, das 10h às 19h; e aos domingos e feriados, das 10h às 16h. Participam da mostra 15 artistas, que contribuíram com obras que exploram sobre perspectivas únicas a Baía de Vitória. São eles: Amaná, Ana Luzes, Carla Désirée, Farley José, Gabriela Gaia, Ione Reis, Jaíne Muniz, Jenni Prélio, Jessica Barcellos, João Cóser, Juliana Almeida, Julio Tigre, Natan Dias, Rick Rodrigues e Yuriê Perazzini.
Além das obras desses artistas, o público pode conhecer outros desdobramentos do projeto, entre eles uma websérie que investiga as transformações e os sentidos de pertencimento relacionados à baía ao longo das décadas. A mostra também apresenta trabalhos produzidos por estudantes de quatro escolas públicas da Grande Vitória — EEEFM dos Palmares (Serra), EEEFM Cristo Rei (Cariacica), EEEM Godofredo Schneider (Vila Velha) e EEEFM Maria Ortiz (Vitória) — no espaço “Reimaginar a Baía de Vitória”, além de informações históricas sobre a relação entre o porto e a cidade.
A exposição também oferece visitas guiadas, disponíveis para escolas, instituições e coletivos, mediante agendamento. A proposta é ampliar a experiência do público com visita comentada e guiada, promovendo um contato mais profundo com as obras e o contexto da exposição. O agendamento pode ser realizado pelo e-mail comunica.daus@gmail.com ou pelo WhatsApp (27) 99619-3524.
Coordenadora da exposição, a arquiteta Angela Gomes, do Studio DAUS, destaca a potência coletiva do projeto. “Ao reunir diferentes olhares, o projeto Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis cria um território de encontros e imaginação compartilhada — espaços para novos modos de perceber o presente e projetar futuros possíveis”.
A iniciativa é realizada pelo Studio DAUS e pela Secretaria da Cultura (Secult), com patrocínio da EDP, apoio institucional da VPorts e apoio da Composição Comunicação Visual e Intercores, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).
Serviço
Exposição “Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis”
Visitação: terça a quinta-feira, das 10h às 18h; às sexta-feira e aos sábados, das 10h às 19h, e aos domingos e feriados, das 10h às 16h
Agendamento: pelo e-mail comunica.daus@gmail.com ou falar diretamente pelo WhatsApp (27) 99619-3524.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





