A partir do dia 5 de novembro, o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, abre suas portas para a exposição “Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural”, que traz um recorte inédito da importante coleção dedicada ao movimento modernista fotográfico no Brasil. A mostra, que já passou por diversas cidades brasileiras e da América Latina, apresenta 43 obras de 14 artistas renomados do modernismo. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na plataforma INTI.
Com curadoria do editor e fotógrafo Iatã Cannabrava, a exposição destaca o papel do Foto Cine Clube Bandeirante, em São Paulo, berço do fotoclubismo brasileiro, e a importância do movimento modernista para a cultura e identidade brasileiras.
“Atentos às transformações que ocorriam no mundo, os fotógrafos modernistas brasileiros devoraram influências para criar uma nova fotografia, que teve como premissa uma leitura essencialmente criativa e de ruptura”, explica o curador Iatã Cannabrava.
O novo recorte apresentado reúne obras de Ademar Manarini, Eduardo Enfeldt, Eduardo Salvatore, Gaspar Gasparian, Georges Radó, Geraldo de Barros, German Lorca, Gunter E. G. Schroeder, João Bizarro da Nave Filho, José Yalenti, Lucilio Correa Leite Júnior, Osmar Peçanha, Paulo Pires e Rubens Teixeira Scavone.
Entre os destaque estão Formas (1950), de Eduardo Salvatore, um dos fundadores do Foto Cine Clube Bandeirante; Escada Branca (1957), de Eduardo Enfeldt; Sinfonia Fluorescente (1960), de Lucilio Correa Leite Júnior; além de Autorretrato (1949) e obras da série Fotoformas, de Geraldo de Barros. O público também poderá conferir o conjunto de 13 fotografias de José Yalenti, além de trabalhos de outros artistas que ajudaram a consolidar o movimento no Brasil.
A mostra também contará com ações educativas. Uma equipe do Itaú Cultural formará educadores locais para conduzir visitas mediadas, ampliando o diálogo com o público sobre o legado da fotografia modernista. A gestora e coordenadora artístico-cultural do Parque, Mirella Schena, destaca a importância de sediar a exposição:
“É uma honra para o Parque Cultural Casa do Governador receber a mostra Moderna para Sempre como a segunda exposição da Galeria Gabinete. Ao celebrar nomes como Geraldo de Barros, German Lorca e Eduardo Salvatore, a exposição permite que o público conheça uma parte da história do Brasil pelo olhar de grandes fotógrafos”, afirma Mirella.
Moderna para Sempre
Criada em 2010, a exposição “Moderna para Sempre” percorreu diferentes cidades do Brasil e do exterior, com variados recortes de obras de fotógrafos renomados. O projrto já passou do Rio Grande do Sul, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Santos, além de Vitória, e agora Vila Velha.
Em São Paulo, foi apresentada no próprio Itaú Cultural, em 2014, com o conjunto completo de 115 imagens de 26 artistas. No exterior, esteve em Assunção, no Paraguai; Cidade do México, no México; Lima, no Peru; Buenos Aires, na Argentina; em Montevideo, no Uruguai; e em Santiago, no Chile.
Serviço
Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural
Data de abertura: 05/11 (quarta-feira)
Local: Galeria Gabinete, no Parque Cultural Casa do Governador. R. Santa Luzia, s/n – Praia da Costa, Vila Velha
Horários de funcionamento:
De terça-feira a sábado, das 08h às 17h (com última entrada às 16h)
Domingos e feriados, das 08h às 15h (com última entrada às 14h)
Retirada de ingressos gratuitos: https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/ticket/

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.






