Uma nova exposição histórica sobre Vasco Fernandes Coutinho foi aberta ao público na Casa da Memória da Prainha, no bairro da Prainha, como parte das comemorações pelos 490 anos de fundação de Vila Velha. A mostra, promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV), tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 6 de julho, de terça a domingo, das 8h30 às 17h30.
Com curadoria de Luiz Paulo Rangel, presidente do IHGVV, a exposição destaca o papel do donatário Vasco Fernandes Coutinho na fundação da cidade. A proposta é oferecer ao público – especialmente estudantes, moradores e turistas – uma imersão na história local por meio de esculturas, pinturas, textos e
objetos históricos que remetem ao processo de colonização da região.
O grande destaque da mostra é o conjunto de três esculturas em bronze em tamanho natural, assinadas pelo artista Nilson Camizão. Intituladas “Etnias”, as obras representam os povos indígenas, os colonizadores europeus e os negros escravizados, refletindo as raízes sociais e étnicas que formaram a identidade do Espírito Santo.
A exposição também reúne trabalhos dos artistas visuais Guilherme Merçon e Roger Di Araujo, além de peças de artesanato da artista Cissa Bonequeira. Também faz parte do acervo um trecho do novo livro do historiador Francisco Aurélio Ribeiro, “Personagens e fatos históricos capixabas”, que participa da mostra interagindo com visitantes e explicando o papel de Vasco Coutinho na história do Espírito Santo.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.