Atualizado em 26/08/2025 – 09:54
A partir do dia 1º de setembro, às 15h30, o Museu do Pescador abre ao público a exposição “Afeto e Memória”, do artista Lila Nascimento, aluno do curso de Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A mostra reúne 24 obras que exploram a representação da periferia na arte, buscando ressignificar o estigma de violência frequentemente associado a esses territórios.
O artista utiliza suportes como tábuas de carne, garrafas de café, colheres de pau e telas de pintura para transformar memórias pessoais em experiências visuais. As obras refletem elementos do cotidiano e revelam aspectos culturais da periferia, como brincadeiras de rua, partilha de alimentos e celebrações locais.
Segundo o curador Gael Rocha, a exposição convida o público a mergulhar em um espaço de memória e ancestralidade: a casa da avó do artista. Para ele, Lila transforma o cotidiano em linguagem estética, articulando experiências íntimas e coletivas.
A mostra foi contemplada em edital da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vitória, com recursos do Fundo Municipal de Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.


Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.