O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), em Vitória, recebe entre os dias 19 de agosto e 17 de outubro a exposição “Desvios: laboratório de criação em gravura”, com obras produzidas por pessoas privadas de liberdade do regime semiaberto da Penitenciária de Cariacica.
A mostra é resultado de um projeto de extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e reúne produções realizadas ao longo do primeiro semestre de 2025, durante oficinas de xilogravura. A atividade teve como proposta explorar a técnica como meio de expressão, escuta e reflexão crítica.
Os participantes trabalharam a partir do tema “Como me vejo e como quero ser visto?”, construindo autorretratos que representam suas percepções individuais e sociais. A exposição busca apresentar essas produções ao público, promovendo um diálogo sobre os significados atribuídos à identidade e ao encarceramento.
Coordenado pelo professor Rafael Pagatini, com subcoordenação da professora Larissa Zanin, ambos da Ufes, o projeto conta também com a colaboração do professor Pablo Ornelas Rosa (Universidade Vila Velha – UVV) e dos bolsistas Gabriel Schulz, Victor Serres e Ana Luiza Piumbini.
Serviço
Exposição “Desvios’’
- Data: 19 de agosto a 17 de outubro
- Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
- Entrada gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.