Atualizado em 02/02/2026 – 09:39
Ainda dá tempo de visitar a exposição “Gravuras do Mundo em Crise: Imprimindo Justiça”, em cartaz no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, até o dia 28 de fevereiro. A mostra reúne 36 gravuras de artistas de nove países e propõe uma reflexão visual sobre justiça social, direitos humanos e transformação cultural no mundo contemporâneo.
Com obras de artistas do Brasil, Índia, México, Estados Unidos, República Tcheca, Noruega, Paquistão, Filipinas e Nepal, a exposição convida o público a refletir sobre temas como desigualdade, violência, guerra, crises ambientais e violações de direitos humanos, a partir de diferentes perspectivas culturais e estéticas. Cada gravura funciona como uma narrativa visual sobre as urgências do nosso tempo.
A mostra também destaca o papel da arte como instrumento de expressão, resistência e transformação social, oferecendo uma experiência que alia impacto estético e reflexão crítica sobre a condição humana em um mundo em constante mudança.
Com curadoria internacional de Saad Ghosn, artista e curador libanês-americano especializado em questões sociopolíticas globais, e curadoria local de Fernando Gómez Alvarez, professor e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a exposição integra uma parceria inédita entre o Sistema Fecomércio/ES e o IPEP Índia – International Print Exchange Programme. Além das gravuras, a expografia inclui matrizes originais de xilogravura, ampliando a experiência sensorial do visitante.
O diretor regional do Sesc-ES, Luiz Toniato, destaca que a iniciativa fortalece o diálogo intercultural e amplia a conexão entre artistas e público, reforçando o papel do Centro Cultural Sesc Glória como espaço de circulação de produções artísticas internacionais.
Com classificação livre, a exposição permite agendamento para grupos e escolas, tornando o acesso mais democrático a diferentes públicos.
Paralelamente, o público também pode conferir a mostra complementar “Confluências”, com curadoria de Fernando Gómez Alvarez. A exposição reúne 18 obras de artistas capixabas e de outras regiões do Brasil que residem no Espírito Santo, representando três gerações distintas da gravura contemporânea.
Segundo o curador, as exposições “Imprimindo Justiça” e “Confluências” evidenciam a força da gravura como linguagem artística atual, ao aproximar produções internacionais e locais e destacar a vitalidade da cena capixaba, que dialoga tanto com técnicas tradicionais quanto com mídias digitais contemporâneas.
Serviço
Arte Sesc apresenta Exposição internacional “Gravuras do Mundo em Crise: Imprimindo Justiça & Exposição Confluências”
Visitação: até 28 de fevereiro de 2026
Horário: de quarta a sábado, das 10h às 20h
Local: Centro Cultural Sesc Glória. Espaço expositivo Levino Fânzeres, 1º pavimento.
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória – ES.
Visitas mediadas: Agendamento de grupos e escolas pelo endereço sesc-es.com.br/cultura
Informações e horários especiais: (27) 3232.4765 e agenda.artesvisuais@es.sesc.com.br
Entrada gratuita e classificação livre.
Instagram: @sescgloriaes

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.




