Atualizado em 20/05/2025 – 14:46
Nesta quarta-feira (21), às 19h, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, em Vitória, será o cenário de uma noite repleta de cultura e arte para homenagear um dos maiores ícones da música capixaba: Maurício de Oliveira. A programação vai contar com contação de histórias, dança e música.
A atividade faz parte das comemorações do centenário do artista, que nasceu em 1.925 e faleceu em 2009.
A celebração da obra e do legado de um dos maiores violonistas, arranjadores e compositores que o Espírito Santo já teve, será conduzida pela escritora do grupo de contadores de histórias, Chão de Letras, Marta Samor.
Mineira de Ubá, Marta é um nome conhecido no Espírito Santo, onde, desde 1977, tem se dedicado à arte da escrita e da narração de histórias. É ela quem será a responsável por revelar, com sua sensibilidade e talento, a rica trajetória de Maurício de Oliveira.
Com uma narrativa que é ao mesmo tempo emocionante e poética, Marta resgatará e compartilhará com o público a vida e a obra do artista, destacando sua contribuição essencial para a música capixaba e brasileira. A escritora vai tecer suas palavras em uma apresentação literária que será intercalada com outras expressões artísticas, criando um espaço onde a arte se mistura e se multiplica.
Dança como homenagem
A apresentação ganhará ainda mais beleza com a participação especial das bailarinas Julia Passos Martins, Marina Rosa Broeto, Maisa Flores de Oliveira, Luana Lage da Motta Telles e Monique Vieira, todas integrantes da companhia Estação da Dança.
Sob a direção da coreógrafa Vania Coelho, as bailarinas trarão à cena uma interpretação visual da música e da memória de Maurício de Oliveira, com movimentos que traduzem a profundidade e a beleza das suas composições.
“A dança, neste contexto, será a tradução de sentimentos, emoções e histórias que atravessam gerações”, declara Vania.
A música que transcende fronteiras
A música será o fio condutor da noite, com a apresentação da Orquestra Jovem de Violões, uma das iniciativas mais importantes do Projeto “Música na Rede”.
Criado em 2012, o projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
A Orquestra Jovem de Violões reúne jovens talentos em diferentes núcleos do estado, proporcionando a eles não só formação musical de qualidade, mas também a chance de se aprofundar em pesquisas e práticas orquestrais.
Com a regência de Phillipp Areias e a coordenação pedagógica de Bruno Soares, a Orquestra promete encantar o público com seu repertório cuidadosamente escolhido, que inclui clássicos como “Libertango”, de Astor Piazzolla (arranjo de Phillipp Areias), e “Canção da Paz”, uma das peças mais emblemáticas de Maurício de Oliveira.
Outros arranjos especiais, como “Ardiloso”, também de Maurício de Oliveira (arranjo de Phillipp Areias), estarão presentes, completando um repertório que explora as mais diversas emoções e estilos musicais.
“O evento é um encontro plural de linguagens artísticas: a literatura, a música e a dança, todas unidas pelo propósito de homenagear um grande nome da nossa cultura, Maurício de Oliveira. Sua obra, que atravessa décadas e ainda ressoa em nossos corações, será celebrada por meio de diversas formas de expressão, mostrando o quanto a arte tem o poder de criar conexões entre as gerações”, destaca a organizadora e bibliotecária responsável pelo espaço, Elizete Caser.
Serviço
Conhecendo Maurício de Oliveira: Homenagem aos 100 Anos
- Quando: quarta-feira (21) às 19 horas
- Onde: Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima, Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta – Centro Histórico de Vitória
- Entrada: Gratuita
- Classificação indicativa livre.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.