Atualizado em 24/01/2025 – 11:27
Um grupo de 123 estudantes da rede pública estadual do Espírito Santo, selecionados pelo Programa de Intercâmbio Estudantil 2024, embarcaram para o Canadá na manhã desta sexta-feira (24), saindo do Aeroporto de Vitória. Os alunos passarão três meses nas cidades de Montreal, Vancouver e Toronto, aperfeiçoando o inglês e vivenciando uma imersão cultural.
O governador Renato Casagrande, que acompanhou o embarque, anunciou a ampliação das vagas de 170 para 350 neste ano de 2025, aumentando as chances para estudantes do Espírito Santo e também com novos países incluídos.
“Hoje é um dia de oportunidades. Marca o embarque desses jovens para uma jornada em um país diferente, com língua e culturas distintas. Serão três meses dessa experiência que certamente abrirá novas portas. Para este ano, vamos mais que dobrar o número de vagas no Programa de Intercâmbio Estudantil, ampliando de 170 para 350 novas oportunidades. Além disso, novos destinos internacionais serão incluídos, como Inglaterra, Irlanda e Argentina, além dos já tradicionais Estados Unidos e Canadá”, afirmou o governador.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou o impacto positivo do projeto no desenvolvimento dos estudantes. “Este já é um programa bastante consolidado e representa uma vivência que não apenas melhora o idioma, mas também é uma experiência pessoal e cultural muito rica, com um potencial multiplicador extremamente grande para os alunos da nossa Rede”, comentou.
Outros grupos, com um total de 48 estudantes, já estão fazendo intercâmbios nos Estados Unidos, Canadá e Chile, também selecionados pelo Programa de Intercâmbio Estudantil 2024.
Programa de Intercâmbio Estudantil
Criado em 2009, o Programa de Intercâmbio Estudantil conta, atualmente, com 28 unidades distribuídas em escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação. Em 2010, o programa foi incorporado ao Centro Estadual de Idiomas, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência de estudos no exterior e consolidar as competências desenvolvidas nos cursos de línguas, permitindo a utilização do idioma estrangeiro em contextos sociais, culturais e profissionais.
Nesta edição, os estudantes foram contemplados com bolsas na modalidade de Curso Intensivo de Línguas, distribuídas da seguinte forma: 42 bolsas para os Estados Unidos, 123 bolsas para o Canadá e cinco bolsas para o Chile.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.