Atualizado em 05/12/2024 – 08:50
O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss) revelou dados alarmantes sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. Mais da metade dos alunos do ensino fundamental não dominam conhecimentos básicos nessas áreas.
O Brasil aderiu ao Timss em 2022, realizando a primeira aplicação em 2023. Participaram 72 países, avaliando o desempenho de estudantes do 4º e 8º ano do ensino fundamental em matemática e ciências.
As pontuações são divididas em quatro níveis: baixo, intermediário, alto e avançado. O Brasil obteve médias de 400 pontos em matemática e 425 em ciências no 4º ano, ficando abaixo da média internacional de 503 e 494 pontos, respectivamente.
Desempenho dos Estudantes
No Brasil, a maioria dos alunos não alcançou sequer o nível baixo de proficiência. Em matemática, 51% dos estudantes do 4º ano e 62% do 8º ano ficaram abaixo do baixo. Em ciências, esses percentuais foram de 39% e 42%, respectivamente.
Comparação Internacional
O Brasil ficou posicionado mais próximo à base dos rankings, atrás de países como Chile, Espanha, Portugal, Canadá, Coreia e Finlândia. O país superou o Marrocos, mas ainda há um longo caminho a percorrer para melhorar o desempenho educacional.
Esses resultados evidenciam a urgência de investimentos e políticas públicas eficazes para elevar a qualidade da educação no país e garantir um futuro mais promissor para nossos estudantes.
Mais detalhes em: agenciabrasil.ebc.com.br
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.