Atualizado em 23/04/2025 – 12:40
O Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, realiza nos dias 25 e 26 de abril as apresentações do espetáculo teatral Os Sacrilégios do Amor, em duas cidades capixabas. Com entrada gratuita, as escolhidas são Afonso Cláudio e Serra.
O projeto foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo – Edital de Seleção de Projeto de Artes Integradas, com parceria da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).
A cidade de Afonso Cláudio será a primeira do Estado a receber o projeto no dia 25 de abril com apresentação no Centro Cultural José Ribeiro Tristão, às 19 horas, com entrada franca e com intérprete de Libras na sessão. Nessa apresentação, o grupo contará com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura daquela cidade.
Já no dia 26 de abril, também às 19 horas, a apresentação será realizada no Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra. Também será uma apresentação com entrada franca, com presença do intérprete de Libras, e voltado para um público acima de 14 anos. O diretor do grupo evidencia a parceria com o Centro Cultural da Serra, visto algumas circulações já realizadas no espaço e sempre com a presença de um público bem acolhedor.

Sobre o espetáculo
O espetáculo Os Sacrilégios do Amor foi montado em plena pandemia, com estreia em 2021. Já circulou por diversas cidades capixabas como: Alegre, Guaçuí, Anchieta, Vitória, Serra e Castelo; e tem importantes prêmios coletivos e individuais como nos Festivais de Teatro de Ubá, Passos e Araçuaí, em Minas Gerais, e Maricá, no Rio de Janeiro. Este ano ele faz sua reestreia e já planeja outras apresentações.
A peça é inspirada em contos do livro “A vida como ela é”. Nela sete atores vivem em cena personagens do universo de Nelson Rodrigues em tramas que envolvem paixão, adultério e morte. A esposa submissa, a ninfeta, o funcionário público, o marido adúltero, os amigos de repartição, a gostosa da firma, e outros são transpostos para o palco num jogo veloz de cenas, com direção de Ribamar Ribeiro, do Rio de Janeiro.
Segundo o diretor administrativo do grupo, Carlos Ola, “O espetáculo retrata um pouco do universo rodrigueano no palco, ao trazer a pesquisa do teatro narrativo com dramaturgia e direção de Ribamar Ribeiro, dentro da Oficina de O Ator Autoral, realizada em residência em 2021. As histórias divididas em quadros revelam as personagens obsessivas e seus sacrilégios feitos por amor”. Ele destaca ainda que há uma divisão entre realidade e imaginação: ora é o ator falando, contracenando, narrando; ora é o personagem dentro de um jogo atemporal. “Este limiar é o que define o espetáculo”, conclui.
No elenco estão Neuza de Souza, Eliane Correia, Aline Saraiva, Matheus Soares, Ronny Pires, Kaio Serafim e Jacimar Henrique. A iluminação é de Carlos Ola e a operação de som de Edmar da Silva. A produção é do próprio Gota, Pó e Poeira, dentro de seu projeto de 40 anos de estrada.


Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.