Atualizado em 17/10/2025 – 14:46
Estão abertas até segunda-feira (20) as inscrições gratuitas para a oficina de Artes Visuais com a artista Fernanda Hott, que acontecerá no Espaço Thelema, no Centro de Vitória. As oficinas serão realizadas aos sábados, nos dias 25 de outubro, 15 e 22 de novembro, das 10h às 13h, e são voltadas prioritariamente para moradores do Centro e pessoas acima de 50 anos. Interessados podem se inscrever através de um formulário disponibilizado on-line.
As atividades vão contemplar colagem, pintura e bordado, utilizando fragmentos de memória do imóvel onde funciona o Espaço Thelema como inspiração. A edificação, de quase 100 anos, era habitada por quatro irmãs: Oneide, Odaleia, Odete e Olga, todas pianistas. Depois de suas mortes, o espaço passou um longo período desocupado.
Durante a oficina haverá um bate-papo sobre a história da casa e, então, os participantes produzirão trabalhos que vão resultar em uma instalação artística sobre a história da casa, do passado à atualidade.
“Vamos falar da história, mas não de forma nostálgica, e sim, trazendo para o momento presente e mostrar que esse e outros locais têm uma história que não ficou no passado, tendo desdobramentos no presente. O Centro de Vitória não é algo que passou, está vivo, pulsando, trabalhando a cultura”, diz a artista Fernanda Hott, que destaca o local como parte da sua história como moradora do Centro de Vitória.
A iniciativa faz parte da segunda edição do Projeto Entrelaços, realizado pelo Espaço Thelema através do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, com recursos do Funcultura e da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
O coordenador do espaço cultural, David Rocha, explica que a ideia das oficinas surgiu em parte por conta de um baú fotos e memórias das antigas moradoras, encontrado no local, que despertaram reflexões sobre o tempo e as transformações do lugar.
“Há tempos queríamos criar um projeto que dialogasse com as memórias do Centro de Vitória e, especialmente, com a história das quatro irmãs que viveram na casa onde hoje funciona o Espaço Thelema. Ao encontrar o baú, surgiu daí a vontade de transformarmos esse acervo e essas memórias em matéria para diálogos e para a construção de novas memórias através do diálogo e da arte”, diz David.
Atualmente, há também na Thelema um espaço dedicado a preservar a memória das antigas moradoras através de fotos encontradas durante a mudança para o imóvel.
Espaço Thelema
A Thelema foi inaugurada em fevereiro de 2018, em um espaço na rua Gama Rosa, no Centro de Vitória. O espaço passou a ser referência para a classe artística e para o público capixaba. Assim, a estrutura física se tornou pequena para a quantidade de pessoas que iam até lá participar das atividades e também para os projetos que estavam sendo propostos pelos produtores da Thelema e por artistas locais. Diante disso, o espaço mudou para o imóvel da rua Graciano Neves, onde funciona atualmente.
Durante seus anos de funcionamento, o espaço promoveu ações e atividades artísticas com diversos parceiros e linguagens. Atualmente, o projeto Entrelaços, desenvolvido durante todo o ano de 2025 e chega a segunda edição com uma programação vasta e gratuita para 2026 e 2027.
Serviço:
Oficina de Artes Visuais na Thelema, com Fernanda Hott
Quando: Dias 25 de outubro, 15 e 22 de novembro (sábados), das 10h às 13h
Onde: Espaço Thelema – Rua Graciano Neves, Centro, Vitória
Inscrições: Gratuitas, abertas até 20 de outubro (segunda-feira), neste link.
Público prioritário: Moradores do Centro de Vitória e pessoas acima de 50 anos

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.