Atualizado em 05/08/2025 – 16:17
A Escola Capixaba de Dança Balé da Ilha conquistou o 1º lugar na categoria Duo Neoclássico Sênior da 42ª edição do Festival de Dança de Joinville, com a coreografia “Quizás”, apresentada pelos bailarinos Karolline Tristão e André Danilo Salamanca. A competição, realizada no dia 28 de julho em Santa Catarina, é reconhecida pelo Guinness Book como o maior evento de dança do mundo.
Com direção coreográfica de Patrícia Miranda, o duo explorou a temática da incerteza nos relacionamentos, utilizando movimentos intensos e expressivos. A apresentação integrou a programação do festival, que contou com mais de 3.300 coreografias e reuniu cerca de 15 mil participantes e 400 mil espectadores ao longo do evento.
“Vencer o festival significa que estamos no caminho certo como comunicadores e artistas, estou muito feliz”, destaca Patrícia Miranda. Já André Danilo Salamanca afirma que sente gratidão por chegar ao primeiro lugar: “Dançamos com a alma e no propósito de contar essa história, e acredito que tocamos o público e os jurados com nossa dança e verdade.”
Promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento tem abrangência nacional e internacional, reunindo anualmente bailarinos, escolas e companhias de dança de diversas regiões. Desde 2005, o festival detém o título de maior do mundo segundo o Guinness Book.
Para a diretora do Balé da Ilha, Luciana Zanandréa, é uma honra proporcionar essa vitória para o Espírito Santo. “Nós temos uma dança de muita qualidade, e quando eu falo ‘nós’, eu não falo só de mim, falo das muitas escolas de dança daqui do Estado. Então, este prêmio amplia a visibilidade para os nossos talentos”, diz.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.