Por causa do aumento do número de casos de dengue e Febre do Oropouche, o Espírito Santo vai passar a contar com um Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses (CICC – Arbovirose). A medida foi anunciada nesta segunda-feira (10) como estratégia de enfrentamento a esses tipos de doenças.
O Centro tem por finalidade coordenar, de forma integrada e articulada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e demais instituições participantes, as ações de monitoramento, análise epidemiológica e respostas às arboviroses no Espírito Santo.
Com o número crescente de casos, hoje a dengue e a Febre do Oropouche são consideradas epidemias no Espírito Santo, de acordo com a Sesa.
O secretário Tyago Hoffmann, listou os principais motivos que levaram o Governo do Estado a promoverem esta medida: “Temos o aumento de casos de dengue em nível nacional, além do risco da reintrodução do sorotipo 3 da dengue em nosso Estado. Já estamos com mais casos nestas primeiras semanas de 2025 quando comparado a 2024. Em relação à chikungunya, também há crescimento e quanto ao Oropouche, concentramos 95% dos casos no Brasil.”
Coordenado pela Sesa, o CICC contará com a participação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu); Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo; Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC); Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo; Conselho Estadual de Saúde (CES); Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES).
Ainda na apresentação do Plano de Ação das Arboviroses, Hoffmann anunciou as atividades de mobilização marcadas para acontecer ainda este ano, como a participação no Carnaval capixaba e a 1ª Corrida de Mobilização contra a dengue.
Estudos
Ainda durante o anúncio sobre a implantação do CICC, o secretário de Saúde falou sobre o estudo inédito a ser realizado em parceria com a Seag e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) sobre a Oropouche e sobre as capacitações e ampliação do controle do vetor no Estado.
O professor e pesquisador da Ufes, Rodrigo Rodrigues, que atualmente coordena o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen), explicou que o estudo será dividido em dois eixos: um que vai estudar a biologia do vetor, tentando compreender melhor como o mosquito pode ser controlado e auxiliando na identificação de outros insetos que possam transmitir o Oropouche; e outro voltado para o paciente, para a compreensão da doença e os mecanismos imunológicos e patológicos associados a essa infecção.
“A gente vai olhar os dados clínicos e hematológicos dos pacientes, o efeito hepatotóxico dessa infecção, uma vez que a gente sabe que o Oropouche tem um alvo de predileção no corpo humano que é o fígado, e isso pode levar a consequências mais graves. Paralelamente a isso, estaremos também analisando quais são as células do sistema imune que são ativadas e quais citocinas [proteínas secretadas por células] são produzidas em resposta a essa infecção”, explica o professor.
Segundo Rodrigues, a expectativa é que, com essas informações, seja possível ao menos concluir sobre uma estratégia de tratamento, mitigação de efeitos mais graves e compreensão de todo o processo infeccioso no ser humano.
“Só para dar um exemplo básico, nós não temos perfil de curva de crescimento, de replicação deste vírus em seres humanos. Nós não temos um padrão hematológico definido, como a gente tem para a dengue. São dados de extrema importância e relevância que vão ser obtidos durante esses dois anos de projeto”, afirma.
A pesquisa sobre o Oropouche e a criação do Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses fazem parte de um investimento de R$ 635 milhões do Governo do Estado em novos projetos e investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo nos próximos dois anos.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.