O Espírito Santo registrou uma queda de 6,6% no número de mortes no trânsito no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Observatório de Trânsito do Estado e mostram que de janeiro a junho de 2025 foram registradas 450 óbitos, enquanto em 2024 foram 482 no mesmo período.
Outros dados divulgados mostram que as mortes de motociclistas também tiveram uma redução: de 5,9%. De 237 vítimas no primeiro semestre de 2024, o número caiu para 223 óbitos em 2025. Ainda assim, os condutores, caronas ou sinistros envolvendo motocicletas representam 49,45% do total de vítimas fatais no Estado.
Já as mortes de ciclistas subiram 36,8%, com 26 óbitos de janeiro a junho de 2025, e 19 no primeiro semestre de 2024. Também foi registrado aumento de vítimas fatais por atropelamento, que subiram 2,9%. Foram 70 óbitos nos seis primeiros meses de 2024 e 72 no mesmo período de 2025.
Setenta e três por cento dos óbitos foram registrados em municípios do interior do Estado e 27% na Região Metropolitana da Grande Vitória. Apesar da queda de 6,6% no estado como um todo, a Região Metropolitana da Grande Vitória teve um aumento de 2,54% no número de óbitos. Este aumento se deu pela elevação de 50% das mortes no município da Serra e de 27,78% em Cariacica. As outras regiões do Espírito Santo apresentaram redução nas mortes, principalmente as regiões Noroeste (-35,58%) e Serrana (-32,29%).
Também apresentou redução o número de sinistros de trânsito em geral, que caiu de 25.880 no primeiro semestre de 2024 para 20.131 neste ano. Nos seis primeiros meses de 2024, foram registrados 454 sinistros com vítimas fatais, número que caiu para 438 neste ano. Os sinistros com vítimas parciais diminuíram de 6.355 no primeiro semestre de 2024 para 3.046 no mesmo período deste ano.
Ações de prevenção
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca o desempenho das forças de segurança pública para reduzir ainda mais o números de mortes no trânsito e de acidentes.
“Cada redução é muito importante porque esses números significam vidas que foram salvas. Nós viemos de um aumento nos registros de mortes no trânsito nos últimos anos e essa redução que vemos agora é fruto de um grande esforço. Nós temos aumentado significativamente as ações de fiscalização e de educação para que esses resultados possam ter o retorno que estamos verificando nos números. Então, essa redução é resultado também de uma grande mobilização do Detran, das forças de segurança viária do Estado, federais e dos munícipios contra esse grave crescimento dos índices com mais ações no sentido de fazer uma contenção”, explicou.
De acordo com o Detran|ES, desde o início de 2025, as ações de fiscalização de trânsito, especialmente do Comitê Integrado de Fiscalização Força Pela Vida, e as atividades de educação promovidas em todo o Estado têm sido intensificadas.
De janeiro a maio de 2025, foram realizadas 118 operações de fiscalização para promover a segurança e combater o desrespeito às regras de trânsito no Estado. As blitzes têm como foco principal o combate à mistura de bebida e direção, fiscalização de motocicletas, transporte escolar, transporte clandestino e outras temáticas para garantir a segurança nas vias.
Além disso, a equipe de educação para o trânsito do Detran|ES realizou 138 ações de conscientização para a adoção de comportamentos seguros no trânsito em abordagens nas vias e atividades em escolas e empresas de todo o Estado.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.