A campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos já está em andamento no Espírito Santo, com a distribuição de vacinas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e seguirá até o dia 31 de outubro. O dia D de mobilização estadual será em 4 de outubro, quando os postos de vacinação estarão abertos para reforçar a imunização.
A Sesa distribuiu cerca de 400 mil doses da vacina antirrábica aos municípios capixabas, com previsão de envio de mais duas remessas nos próximos meses.
Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade, incluindo fêmeas prenhes ou lactantes. A vacina não é aplicada em outras espécies animais, como macacos, hamsters, coelhos, raposas e furões.
De acordo com a médica veterinária do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Luciana Simonetti, a campanha teve início em julho nas áreas rurais e será oficialmente iniciada em setembro nas áreas urbanas. Ela explicou que as vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde, distribuídas pela Sesa aos municípios e aplicadas pelas equipes municipais.
A meta é vacinar 80% dos cães domésticos em cada cidade, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Em 2024, o Espírito Santo alcançou 87% de cobertura nesse grupo, com 453.675 cães vacinados, além de 104.686 gatos.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.