Atualizado em 18/12/2024 – 15:50
Dois homens, de 19 e 23 anos, foram presos suspeitos de envolvimento na morte de um jovem de 20 anos na noite do último domingo (15), durante a Festa de São Benedito, na Serra, Grande Vitória. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil durante coletiva na manhã desta quarta-feira (18). De acordo com as investigações, a motivação foi a rivalidade por causa do tráfico de drogas.
O crime ocorreu na primeira noite da festa, por volta das 21h. A vítima que morreu foi identificada como Mateus Arariba Rangel de Oliveira. Outras três pessoas também ficaram feridas: um casal e um músico que tocava no momento dos disparos. Anteriormente, a polícia havia informado que quatro pessoas haviam sido feridas, mas a informação foi corrigida durante a coletiva.
O adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, delegado Pedro Henrique, explicou que as investigações começaram logo após o crime e que continuaram ininterruptamente até a identificação do primeiro suspeito, de 19 anos. Policiais foram até a casa dele, que confessou participação no homicídio, mas disse que apenas havia emprestado a arma. Foi ele que indicou o autor dos disparos.
“Ele foi preso em casa, na frente da mãe dele. Confessou o crime, mas disse que não havia feito os disparos, que apenas emprestou a arma e a descartou depois. Foi o suspeito também que apontou a localização de Mateus para o atirador no meio da multidão. Ele contou que os dois tinham uma desavença com a vítima por conta do tráfico de drogas. Os bairros Cascata, onde Mateus morava, e São Marcos, onde os dois moravam, são rivais no tráfico e essa foi a maior motivação”, falou o delegado.
Na casa do suspeito de 19 anos a polícia ainda encontrou uma grande quantidade de drogas, balanças de precisão e um carregador de arma de fogo.
Após a confissão, os policiais seguiram para a localidade de Aruaba, na Serra, onde o suspeito dos disparos, que tem 26 anos, trabalhava descarregando trens. Ele também confessou o crime.
O suspeito de 19 anos foi preso em flagrante homicídio, por tripla tentativa de homicídio e também tráfico de drogas. O de 26 anos vai responder por homicídio qualificado, pelo uso de arma de fogo de uso restrito e pela tripla tentativa de homicídio.
Crime em 2022 também foi solucionado
A Polícia Civil ainda informou, durante a coletiva, que o suspeito de ter matado um homem de 32 anos também na Festa de São Benedito, em 27 de dezembro de 2022, também está preso. Bruno Lourenço Schreder foi assassinado com tiros nas costas. A motivação foi uma desavença na noite do crime. (3 pessoas baleadas e uma morreu no local) – tiroteio também na festa de são benedito.
“Naquele dia, tanto a a vítima quanto o suspeito estavam curtindo a festa armados. Em determinado momento, Bruno teve uma desavença com um amigo do atirador e ameaçou sacar o revólver. Uma confusão aconteceu, que terminou com Bruno baleado nas costas e outras duas pessoas feridas, que estavam no entorno. O homem foi preso em agosto deste ano, confessou o crime, foi autuado por homicídio por motivo fútil e emprego de arma de fogo de uso restrito, tentativa de homicídio e furto”, explicou o delegado Pedro Henrique.
Reforço na segurança
Após um tiroteio que deixou uma pessoa morta e feridos na noite deste domingo (15), no primeiro dia da Festa de São Benedito, na Serra, prefeitura e representantes da Segurança Pública do Estado se reuniram e o policiamento será reforçado para as festividades de fim de ano e também durante o verão.
Entre os reforços na segurança, foi definido que a Guarda Civil Municipal da Serra colocará o dobro de agentes nos próximos dias da festa.
“Além das viaturas do patrulhamento e da nossa equipe especializada de Romu, com equipamentos adequados e mais preparado para tomar atitudes em qualquer tipo de ação que venha ter nos eventos. Teremos também patrulhamento em torno do local”, pontuou a comandante da Guarda Civil Municipal, Laís Araújo.
A Polícia Militar também falou sobre o reforço para os próximos dias de festas e para o verão.
“A Polícia Militar já fez a programação para as festas autorizadas pela Prefeitura da Serra que vão acontecer neste período. Já reforçamos o policiamento nos entornos com escalas especiais com força tática. Solicitamos o emprego das forças especializadas, como a cavalaria, canil e BME. O cidadão Serrano pode ficar tranquilo pois estaremos presentes nas festas de fim de ano e durante o verão, junto com a Guarda Civil Municipal da Serra”, afirmou o tenente-coronel Goês, que representou a PM.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.