Atualizado em 31/01/2026 – 08:56
A exposição “Do Traço ao Aço”, do artista Vilar, será aberta no dia 24 de fevereiro, às 19h, na Galeria da Casa da Memória de Vila Velha, na Prainha. Inédita, a mostra propõe um olhar aprofundado sobre o percurso criativo do escultor, destacando o desenho como elemento fundamental na construção de sua obra em metal.
Desde a década de 1970, Vilar constrói uma trajetória marcada pela relação entre tempo, memória e materialidade. A exposição percorre esse caminho ao revelar um aspecto menos conhecido de sua produção: o Vilar desenhista. Por meio de desenhos e esculturas, a mostra evidencia como o artista partiu do figurativo e chegou ao formalismo, num processo em que o tempo não se apresenta de forma linear, mas como camada viva de experimentação e registro.
A exposição apresenta uma seleção de trabalhos que evidencia a relação direta entre desenho e escultura. Nos papéis, estão os primeiros gestos das obras, verdadeiras “certidões de nascimento” das esculturas que ganham forma no ferro. À medida que o tempo avança, novos desenhos surgem como desdobramentos dos projetos, revelando um processo contínuo de criação, em que diferentes materialidades compartilham o mesmo DNA artístico.
Reconhecido como um mestre da arte em metais, Vilar também se coloca como um eterno ensinante. Em depoimento, o artista descreve seu procedimento criativo como um diálogo constante com as próprias obras, ressaltando a importância da convivência diária no ateliê. Croquis, maquetes em papel e estruturas em ferro fazem parte de um método em que o fazer artístico se constrói por aproximações, ajustes e reformulações, até que a obra encontre sua forma definitiva.
“Do Traço ao Aço” é uma realização do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV), com recursos do edital de fomento Aldir Blanc, por meio do Funcultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha. A curadoria é de Rosana Paste, com organização da Viva Vilar.
Serviço
Exposição “Do Traço ao Aço”
Artista: Vilar
Curadoria: Rosana Paste
Organização: Viva Vilar
Realização: IHGVV Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha
Apoio: PMVV
Abertura: dia 24 de fevereiro – 19h
Local: Galeria da Casa da Memória de Vila Velha – rua Luciano das Neves, 17, Prainha, Centro, Vila Velha
Visitação: até 03 de maio
Horário: de terça a domingo das 8h30 às 17h30
Entrada gratuita

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.





