Na próxima terça-feira (28), acontece o Dia Internacional da Animação (DIA), evento que promove mostras cinematográficas em dezenas de cidades brasileiras. Em Vitória, o Instituto Marlin Azul exibe uma mostra nacional e uma mostra internacional de curtas-metragens de animação no Cine Jardins, em Jardim da Penha. A entrada é gratuita.
A programação reúne duas horas de curtas-metragens — uma hora dedicada à produção brasileira e outra à internacional — que exploram diferentes técnicas e linguagens, do 2D tradicional ao stop motion. O conteúdo é voltado ao público jovem e adulto e não é recomendado para menores de 14 anos.
Este ano, as mostras reúnem obras vindas do Rio Grande do Norte, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, na Mostra Nacional, e da Argentina, Uruguai, Estônia, Irã (República Islâmica), além de uma coprodução Brasil/Estados Unidos, na Mostra Internacional. As obras abordam temas como as memórias de infância; relações, vínculos e conflitos familiares; a ressignificação dos medos; a busca pela identidade; a reconstrução do ser e estar no mundo; lembranças e traumas de guerra; violência obstétrica; a rotina, a solidão e o distanciamento; além do amor e pertencimento.
Os curtas exibidos serão: “Guaracy”, de Eliete Della Violla e Daniel Bruson; “Medo de Cachorro”, de Italo Tapajos; “Revoada”, de Tuan Fernandes, Gabrielle Neara e Dinora Melo; “Pequeno B”, de Lucas Borges; “Lapso”, de Mônica Moura; “Kabuki”, de Tiago Minamisawa; “Quma Y Las Bestias”, de Iván Stur e Javier Ignacio Luna Crook; “Impossible Journey”, de Yuca; “Amanecer”, de Clara Rodriguez de Almeida; “L’Amour En Plan”, de Claire Sichez e “Winter Memories”, de Zahra Kababian e Amir Mahdi Safdari.
Em 2025, o Dia Internacional da Animação (DIA) celebra 22 anos de existência, promovendo exibições simultâneas em dezenas de cidades do país. O evento tem como objetivo democratizar o acesso ao cinema de animação brasileiro, estimular o conhecimento sobre a linguagem audiovisual e promover a integração cultural entre diferentes regiões, levando arte e inclusão a comunidades urbanas e do interior. Mais informações estão disponíveis no site do projeto, em https://diadanimacao.com.br/.
Mostra Especial
Além das mostras oficiais, Vitória também recebe uma Mostra Especial com produções do Projeto Animação, iniciativa criada em 2002 pelo Instituto Marlin Azul que promove uma introdução da linguagem do cinema para crianças e adolescentes das redes públicas de ensino, por meio da linguagem e das técnicas do cinema da animação.
A sessão será aberta com o curta “Bem de Perto”, criado por alunos da Escola Municipal Senhora Santana, de Tenente Laurentino Cruz (RN), seguido de “Monstros”, animação desenvolvida por estudantes da Escola Juscelino Kubitscheck de Oliveira, de Maria Ortiz, em Vitória (ES). As obras foram realizadas em oficinas ministradas pelas animadoras Rosaria e Marinéia Anatório, com técnicas de desenho 2D, recorte e stop motion em massinha.
Confira a programação:
DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO
Data: 28 de outubro de 2025
Horário: 19h
Local: Cine Jardins – Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262 – Jardim da Penha, Vitória – ES, CEP: 29.060-120
ENTRADA GRATUITA
MOSTRA ESPECIAL
Monstros (3’28” – 2023 – ES)
Direção: Alunos da EMEF Juscelino Kubitscheck de Oliveira/ Projeto Animação Ambiental/Instituto Marlin Azul
Técnica: 2D, recorte e stopmotion
Sinopse: Monstros são reais se você criar eles.
Bem de Perto (10’30” – 2024 – RN/ES)
Direção: Crianças e adolescentes da Escola Municipal Senhora Santana/Projeto Animação e Equipe Instituto Marlin Azul
Técnica: 2D, recorte e stopmotion
Sinopse: Era uma vez uma cidade muito alta. Os moradores temiam o céu cair sobre o lugar tão perto do firmamento. Assim se desenrola a história da animação.
MOSTRA NACIONAL
Classificação Indicativa – Não recomendado para menores de 14 anos
Guaracy (12’08” – 2023 – Sorocaba/SP)
Direção: Eliete Della Violla e Daniel Bruson
Técnica: Stopmotion, 3D
Sinopse: Uma neta investiga a relação com seu avô, um policial aposentado que ama música, compondo um mosaico animado de afetos, dúvidas, e lembranças vividas, contadas e imaginadas.
Medo de Cachorro (09’21” – 2024 – Natal/RN)
Direção: Italo Tapajos
Técnica: 2D Digital
Sinopse: O que são memórias? São recordações do passado ou uma ideia fragmentada de quem somos? Um jovem reflete sobre sua infância, ponderando não só seu medo de cachorros, mas a natureza do medo em si. Refletindo sobre o que fica e o que permanece, ele busca compreender o sentimento e como isso nos torna quem realmente somos.
Revoada (03’22” – 2024 – Fortaleza/CE)
Direção: Tuan Fernandes, Gabrielle Neara e Dinora Melo
Técnica: 2D – pintura frame a frame
Sinopse: Revoada é um curta-metragem de animação tradicional pintado frame a frame que apresenta um voo de pássaros pelas paisagens.
Pequeno B (14’12” – 2025 – Juiz de Fora/MG)
Direção: Lucas Borges
Técnica: 2D Digital
Sinopse: Em um bairro distante onde a honra e a coragem são fundamentais, um duelo emocionante é marcado após a aula. De um lado, um adversário que joga sujo e age de forma covarde. Do outro, Pequeno B, acompanhado por seus amigos leais.
Lapso (03’18” – 2022 – São Paulo/SP)
Direção: Mônica Moura
Técnica: 2D digital
Sinopse: Agora que sou mais velha, quero conhecer você mais nova, porém nossa assincronia só me permite ver traços que você deixou para trás.
Kabuki (14’30” – 2024 – Florianópolis/SC)
Direção: Tiago Minamisawa
Técnica: Stopmotion e 2D
Sinopse: Kabuki reside em um corpo masculino que não reconhece. Sem identidade desperta a Alma. Se nutre do mundo. Na impermanência do corpo material Transcende.
MOSTRA INTERNACIONAL
Classificação Indicativa – Não recomendado para menores de 14 anos
Quma Y Las Bestias (11′ – 2019 – Argentina)
Direção: Iván Stur e Javier Ignacio Luna Crook
Técnica: Stopmotion
Sinopse: Um menino chamado Quma, que há 12.000 anos na América do Sul se perde numa floresta enquanto anseia por se tornar um caçador. Ele vivencia o seu despertar espiritual numa aventura solitária, descobrindo uma ligação com o ambiente e encontrando mamíferos gigantes numa viagem que muda a sua perspectiva para sempre.
Impossible Journey (5’33” – 2024 – EUA/BR)
Direção: Yuca
Técnica: 2D e experimental
Sinopse: A jornada de duas cegonhas em um dia de trabalho comum revela a crise urgente na assistência à saúde materna nos Estados Unidos. Uma cegonha faz uma viagem relativamente segura para dar à luz seu bebê, enquanto a outra enfrenta perigos significativos, arriscando sua vida; cada obstáculo serve como metáfora para várias formas de violência ou complicações obstétricas.
Amanecer (4′ – 2024 – Uruguai)
Direção: Clara Rodriguez de Almeida
Técnica: Stopmotion
Sinopse: Quem somos, quem fomos e quem seremos fazem parte da nossa construção. Uma decisão, uma busca por experiências, um novo lugar sem esquecer a nossa origem. O encontro com o passado despertará tristezas e alegrias, lembranças de amizades que deixam marcas eternas. Através da música, tudo floresce no palco de uma vida em construção.
L’Amour En Plan (14′ – 2021 – Estônia)
Direção: Claire Sichez
Técnica: 2D
Sinopse: Após 20 anos morando juntos, Carine, Fabrice e o filho têm uma vida cotidiana bem organizada. Enquanto Carine se limita às tarefas domésticas, Fabrice assiste TV o tempo todo, cada um em seu próprio espaço, sem que seus olhares se encontrem mais.
Winter Memories (9′ – 2020 – Irã/República Islâmica)
Direção: Zahra Kababian e Amir Mahdi Safdari
Sinopse: Uma mulher tenta reunir memórias de sua infância, mas elas parecem escapar por entre seus dedos enquanto sua mente continua a falhar. A única constante em sua vida é um xale que ela fez para seu pai quando ele partiu para a guerra. Enquanto ela tricota, o fio percorre seu passado e seu presente, conectando as peças que faltam em sua dor e tecendo uma história de amor e pertencimento. Os efeitos da guerra são tangíveis na mente daqueles que ficaram para trás.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





