Atualizado em 20/03/2025 – 18:02
A Justiça Eleitoral condenou o atual deputado federal Gilvan Aguiar Costa, conhecido por Gilvan da Federal, pelo crime de violência política de gênero, tipificado no artigo 326-B do Código Eleitoral, cometido contra a então vereadora de Vitória, Camila Valadão, em 2021, na época em que ele também era vereador.
De acordo com a decisão do juiz eleitoral Leonardo Alvarenga da Fonseca, o deputado foi sentenciado ao pagamento de uma multa de R$10 mil à Camila Valadão e a um ano e quatro meses de reclusão em regime aberto.
A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral do Espírito Santo em 2024 e se refere a episódios ocorridos durante sessões da Câmara Municipal de Vitória ocorridas em 2021, quando o deputado mandou a parlamentar “calar a boca”. Segundo a denúncia, o deputado também chamou a então vereadora de “satanista” e “assassina de crianças”. Desta forma a denúncia o acusava de utilizar “de menosprezo à condição de mulher, com a finalidade de impedir ou de dificultar o desempenho de seu mandato eletivo”.
Em vídeo postado em seu perfil no Instagram, a parlamentar Camila Valadão declarou que a condenação é uma vitória das mulheres: “É sobre o nosso direito, de mulheres poderem exercer sobre seus mandatos, sobre suas pautas. Sem ser humilhada, constrangida, ofendida, como eu fui. É uma vitória sobre todas nós”, afirmou.
A reportagem do VIXFeed procurou a assessoria do deputado para uma declaração sobre o resultado da ação do MPE-ES, mas não obteve resposta. O texto será atualizado caso haja uma declaração.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.