Atualizado em 05/04/2025 – 22:41
O Espírito Santo enfrenta um cenário de alerta após chuvas intensas atingirem principalmente a região sul do estado. Segundo informações da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, municípios que fazem fronteira com o Rio de Janeiro registraram acumulados expressivos de precipitação.
“Os municípios que fazem fronteira com o Rio de Janeiro tivemos acumulados expressivos em São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, na divisa com o Guaçuí também. Essa região sofreu bastante com chuva”, informou o coronel Benício Ferrari.
Em Alegre, na região de Anutiba, 25 famílias estão desalojadas, totalizando 47 pessoas que foram orientadas pela Defesa Civil Municipal a não retornarem às suas residências devido à previsão de continuidade das chuvas.
A situação é mais crítica em Mimoso do Sul, onde o Córrego Belo Monte transbordou no final da tarde, levando à evacuação preventiva de moradores em áreas de risco no centro da cidade. “A Defesa Civil Municipal já retirou essas pessoas de suas casas, algumas delas já estão com água no quintal, mas nenhuma delas corre perigo porque já foram preventivamente evacuadas”, explicou Ferrari.
A região de Palmeiras também registrou mais de 100 milímetros de chuva, o que pode impactar ainda mais o centro de Mimoso do Sul. Fora das previsões iniciais, Laranja da Terra e Rio Bananal também apresentaram acumulados significativos.
Para a madrugada, a Defesa Civil alerta que ainda são esperados grandes volumes de chuva para a porção sul do estado. Sistemas de precipitação no oceano, empurrados pelos ventos que tangenciam a costa, podem atingir o Litoral Norte a partir de Aracruz e Linhares, com possibilidade de as chuvas chegarem também à Grande Vitória durante a noite.
A Coordenadoria orienta a população a ficar atenta às redes sociais e às informações divulgadas pela imprensa e nos boletins oficiais da Defesa Civil.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.