Atualizado em 13/05/2025 – 13:12
O curta-metragem “Vinil Riscado”, da cineasta capixaba Sara Engelhardt, foi selecionado para a 1ª Mostra de Cinema de Itapety, que ocorre entre 17 e 31 de maio, em Mogi das Cruzes, São Paulo. A comédia, com roteiro e direção de Sara Engelhardt, trata sobre a crise do burnout e tem como umas das inspirações Valter Vieira da Silva, da “Golias Discos”.
A obra conta a história de Gigante, um roqueiro das antigas, dono de uma loja de discos no Centro da Capital, Vitória, que se vê deprimido e isolado, com muitas dívidas e estressado por uma rotina intensa. Com o apoio de um amigo carnavalesco, ele busca ajuda de uma psicóloga mostra para ele um mundo de oportunidades para a sua cura. Ele então embarca em uma jornada inusitada em busca de um novo hobby.
Sara Engelhardt revelou que Valter Vieira da Silva, conhecido como “Golias”, foi uma das grandes inspirações para a história. A experiência afetiva da autora com os vinis da loja Golias Discos, a fizeram criar uma história fictícia inspirada na loja e em seu dono. A cineasta se inspirou também no cantor Léo Jaime para a criação do personagem e história.
Além da 1ª Mostra de Cinema de Itapety, o filme, realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), também foi selecionado pelo FECSTA, Festival de Cinema de Santa Teresa.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.