Atualizado em 19/08/2025 – 17:40
O programa ‘Lugares de Ler’ foi lançado nesta segunda-feira (18), no Palácio Anchieta, em Vitória, com a proposta de difundir e fortalecer a leitura no Espírito Santo. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Raízes e busca aproximar comunidades da literatura por meio de ações culturais, encontros e circulação de livros.
A abertura oficial contou também com o lançamento coletivo de livros produzidos com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). Foram distribuídos exemplares das 22 obras de autores contemplados pelo edital de Produção Literária e Incentivo à Leitura, do Funcultura, por meio da Secult, abrangendo gêneros como poesia, romance, ficção científica, contos, livro-reportagem e histórias infantojuvenis.
O evento reuniu autoridades, artistas e escritores, entre eles Luiz Antônio Simas, professor, escritor, compositor e palestrante, vencedor de dois prêmios Jabuti e autor de mais de 19 livros sobre cultura brasileira, história social, filosofia popular e religiosidades.
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, o encontro marca o segundo ciclo do projeto, que vai contemplar 78 municípios com as obras lançadas. Ele destacou que o programa busca incentivar a leitura em formato comunitário e inclusivo.
Já o presidente do Instituto Raízes, Victor Faria, ressaltou que a iniciativa amplia o acesso à literatura em diferentes regiões e cria oportunidades de fortalecimento cultural.
Saiba mais
O Lugares de Ler terá duração de um ano e vai desenvolver ações de fomento à leitura em dez territórios contemplados pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida, localizados em regiões com alto índice de vulnerabilidade social. As atividades incluem formação de agentes de leitura, capacitação, rodas e clubes de leitura, doação de livros e ações integradas a outras linguagens artísticas. O programa será realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, via Secult.
Receberão atividades do Lugares de Ler dez territórios, sendo dois em Vitória (Ilha do Príncipe e Fonte Grande), dois em Cariacica (Flexal I e Flexal ll), dois na Serra (Novo Horizonte e Feu Rosa) e um São Mateus (Cacique), Linhares (Aviso), Aracruz (Barra do Riacho) e Guarapari (Adalberto Simão Nader).

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.