Atualizado em 13/10/2025 – 09:21
O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fenatevi) chega à sua 21ª edição nesta segunda-feira (13). A abertura será às 19h30 no Teatro da Ufes, com uma homenagem ao iluminador Wladimir Castiglione, o Wlad, reconhecido por sua contribuição à cena cultural capixaba. Em seguida, a primeira peça a “abrir as cortinas” é O Veneno do Teatro, com Osmar Prado e Maurício Machado. No total, serão 35 apresentações em nove dias de evento.
Confira a programação completa.
A programação segue até 21 de outubro, em treze espaços culturais espalhados pela capital do Espírito Santo. Um total de 10 mil ingressos serão distribuídos no decorrer dos dias e poderão ser retirados gratuitamente, sempre uma hora antes da apresentação desejada, na bilheteria do teatro.
O Festival é realizado desde 2005, e hoje é o maior encontro das artes cênicas do Espírito Santo e um dos mais respeitados do país. Durante nove dias, serão realizados gratuitamente espetáculos locais, nacionais e internacionais, além de atividades formativas, oficinas, palestras e debates que transformam a capital em um verdadeiro território da criação e da partilha artística.
“A iniciativa visa despertar o interesse da população pelas artes cênicas, estimular o desenvolvimento do mercado para os profissionais que atuam na área, desmitificar o teatro como cultura de elite, abrir espaço para novos talentos e possibilitar que os artistas não profissionais tenham acesso a espetáculos consagrados”, declara a diretora de produção, Elenice Moreira.
O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – 21ª Edição – FENATEVI 2025, conta com o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo a Projetos Culturais do Governo Federal e com patrocínio institucional da Lei Rubem Braga da Prefeitura Municipal de Vitória. Conta com a promoção da TV Gazeta e com a parceria cultural do SESC Espírito Santo, Teatro Universitário, Casa da Música Sonia Cabral, SESI Cultura, Centro Cultural Frei Civitella, Teatro Municipal de Viana, Estação Cidadania Cultura, Ponto de Cultura Uma Floresta e Produção da Ratimbum Produções de Artes.
É uma realização da Associação Cultural Uma Floresta – Basta Uma Semente e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura via Lei de Incentivo à Cultura.
Homenagem
Neste ano, o festival presta uma homenagem especial a Wladimir Castiglione, mestre iluminador que há décadas desenha com luz as emoções do palco. Sua trajetória é uma metáfora da própria arte teatral: feita de sombra, brilho e humanidade.
A programação passeia por diversos gêneros, estilos e sotaques da cena contemporânea. No palco, nomes consagrados como Andrea Beltrão, Leona Cavalli, Silvero Pereira, Osmar Prado e Othon Bastos dividem espaço com artistas capixabas e companhias de todo o Brasil e do exterior.
“Há apresentações para rir e pensar, espetáculos para crianças e adultos, performances que nos convidam a fechar os olhos e ouvir o invisível e até peças que ocupam ruas, praças e parques da cidade”, completa Elenice.
O Festival também é reconhecido como um espaço de aprendizado e aproximação. As ações formativas incluirão a Oficina de Iniciação Teatral para Atores e Não Atores, ministrada pelo ator e diretor Robson de Paula, abrindo as cortinas para quem deseja dar seus primeiros passos na arte da cena.
Serviço
Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – 21ª Edição
Quando: de 13 a 21 de outubro de 2025.
Onde: diversos espaços culturais de Vitória e região metropolitana.
Entrada franca.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.