Atualizado em 24/04/2025 – 08:48
Dois filmes nacionais movimentam a programação do Cine Metrópolis a partir desta quinta-feira (24). O documentário Noel Rosa – Um Espírito Circulante (foto), de Joana Nin, mergulha em Vila Isabel para revelar como o legado do Poeta da Vila ainda pulsa nas ruas do bairro carioca. Outra estreia é a ficção Baixo Centro, vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes, ambientado nas noites da periferia e do centro de Belo Horizonte. Confira os horários das sessões.
Criando paralelos entre passado e presente, Noel Rosa – Um Espírito Circulante busca por rastros deixados pelo compositor no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Morto em 1937, Noel Rosa escreveu cerca de 250 músicas, que se misturam com a alma do bairro em que viveu. Vozes de antigos parceiros, como Cartola, Aracy de Almeida e Marilia Batista, juntam-se às de intérpretes atuais, como Dori Caymmi, Moacyr Luz, Mart’nália e Edu Krieger no filme de Joana Nin.
Dirigido por Ewerton Belico e Samuel Marotta, Baixo Centro acompanha um casal que se conhece e se separa na mesma noite por força das circunstâncias. Seus solitários trajetos, porém, são marcados por encontros com outras pessoas, que lhes despertam êxtases, lembranças e ambivalências. Sob a sombra de um sentimento de destruição iminente, eles vagam pela noite aparentemente sem fim.
Sinopses dos filmes em cartaz de 24 a 30 de abril
Noel Rosa – Um Espírito Circulante, de Joana Nin (Brasil, 2025)
Documentário que busca rastros deixados pelo compositor Noel Rosa no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. O artista morreu aos 26 anos, em 1937, e deixou um legado de quase 250 músicas. O filme cria paralelos entre passado e presente, sobretudo pela forma como o samba e a figura de Noel se misturam até hoje ao redor de seu berço criativo.
Baixo Centro, de Ewerton Belico e Samuel Marotta (Brasil, 2025)
Nos fragmentos de uma noite sem fim, Robert e Teresa se encontram, se conhecem e se separam pela força da opressão e pela ameaça da morte e da desaparição que se insinua continuamente. Circundados por Djamba, Gu e Luísa, a noite sugere encontros, êxtase, memórias da catástrofe e promessa irrealizada de felicidade. As sombras do amor em uma cidade que desmorona.
Cidade dos Sonhos (relançamento em 4K), de David Lynch (Estados Unidos, 2001)
Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco. É nesse mesmo prédio que vai morar Betty, uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.