Atualizado em 05/07/2025 – 14:51
O edital para a construção da Cidade do Samba, em Vitória, foi lançado nesta semana pela prefeitura da capital. Com 16 mil m² de área, o novo espaço destinado a receber os desfiles do Carnaval de Vitória será construído na Avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste, entre o Tancredão e o Sambão do Povo, próximo ao ponto de concentração das agremiações. A estrutura contará com dois galpões, totalizando sete barracões, que serão destinados à confecção de adereços, alegorias e à montagem dos carros alegóricos.
O objetivo é de que, com as mudanças, o Carnaval de Vitória seja ainda mais valorizado e a demanda logística dos desfiles das escolas de samba da capital seja atendida.
Além dos barracões, a Cidade do Samba terá uma praça de eventos, espaço administrativo, pet park, parque kids, estacionamento e uma orla urbanizada, o que garante funcionalidade, conforto e integração com a cidade.
“A Cidade do Samba, que muitos veem como um luxo, na verdade é uma necessidade urgente. Essa estrutura vai trazer dignidade, economia e organização para as escolas, evitando transtornos como o que vivemos nos últimos carnavais, quando muitas agremiações precisaram atravessar a ponte com alegorias e integrantes. Acredite, o nosso carnaval vai melhorar vinte vezes mais. Estamos dando um passo histórico que valoriza os artistas, soldadores, costureiras, carnavalescos e todos os profissionais que fazem essa festa acontecer”, pontuou Edson Neto, presidente LIESGE.
Agora, as empresas interessadas na construção da Cidade do Samba deverão enviar suas propostas para que a equipe técnica e especializada da Prefeitura de Vitória possa analisá-las e, assim, escolher a responsável pelas obras.
Vitória de frente para o mar
Integrado ao projeto Vitória Voltada para o Mar, a Cidade do Samba permitirá o acesso por embarcações, ampliando as possibilidades de visitação. O espaço também será estruturado para receber eventos de menor porte, contribuindo para a geração de novas fontes de renda.
“O município de Vitória pretende muito mais do que oferecer uma condição melhor de trabalho para as escolas de samba e para quem trabalha para preparar uma festa tão importante para cidade, seja no aspecto econômico ou no aspecto turístico. Temos como objetivo também estabelecer um marco fundamental para a cidade que é um dos primeiros Carnavais do Brasil todos os anos. E ainda trazemos a possibilidade de ser um espaço onde será possível realizar outros eventos que possam marcar o samba como também uma cultura fundamental para o município, que traz desenvolvimento econômico e um aspecto de valorização para a região”, disse Luciano Forrechi, secretário de Governo e Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória.
De acordo com o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, esse investimento será feito com recursos próprios da Prefeitura.
Estrutura da Cidade do Samba:
- 7 barracões (Galpão A – 4 barracões, Galpão B – 3 barracões)
- Praça de eventos (3.300 m²)
- Quiosque Bar/lanchonete (212 m²)
- Sede administrativa (274 m²)
- Pet Park (251 m²) – Parque Kids (285 m²)
- Estacionamento (9 vagas)
- Orla urbanizada (arquibancada alagável, deck/atracadouro)

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.