Atualizado em 04/12/2024 – 17:15
Casa Mar é o primeiro hub de pesquisas marinhas. No evento foi anunciado a aprovação de R$ 1,5 milhão do Fundo Municipal de Meio Ambiente para financiar pesquisas e monitoramento ambiental.
Foi inaugurada nesta terça-feira (3) a Casa Mar, o primeiro hub dedicado exclusivamente a pesquisas marinhas no Brasil. Localizada no Parque Von Schilgen, em Vitória, a iniciativa tem como objetivo a preservação ambiental e a inovação científica.
O espaço surge com o objetivo de atrair e fomentar parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais dedicados aos estudos costeiros. A Casa Mar é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Instituto o Canal, uma ONG com ampla atuação em estudos ambientais, incluindo a preservação de baleias e golfinhos, além de projetos de educação ambiental.
Durante a cerimônia de inauguração, o diretor do Instituto o Canal, Sandro Firmino, celebrou a realização do projeto após uma década de esforços. “A Casa Mar é um sonho realizado, fruto de muito trabalho e dedicação. Este hub será um ponto de encontro para pesquisadores e para a sociedade, promovendo a preservação da vida marinha e a construção de um legado ambiental para Vitória e para o Espírito Santo”, afirmou Firmino.
Estudos
A Casa Mar terá como foco principal a realização de estudos que abrangem a qualidade ambiental, o estoque pesqueiro, a identificação de novas espécies e o comportamento dos organismos marinhos que habitam os manguezais, baías e outros ecossistemas da região. O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger, ressaltou a importância do investimento em dados e pesquisas.
“Esse é o único hub dedicado aos estudos marinhos no Brasil, e será essencial para embasar políticas públicas ambientais. Com recursos e dados consistentes, poderemos tomar decisões mais eficazes para a preservação do meio ambiente”, afirmou Föeger.
Como parte do evento, foi anunciada a aprovação de R$ 1,5 milhão do Fundo Municipal de Meio Ambiente para financiar pesquisas e monitoramento ambiental. A secretaria também prepara um edital de chamamento público para incentivar novos projetos, ampliando o impacto da Casa Mar.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.