Atualizado em 18/12/2025 – 15:42
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), confirmou nesta quinta-feira (18), durante coletiva de imprensa no Palácio Anchieta, que o vice-governador Ricardo Ferraço foi indicado pelo grupo político para a sucessão estadual em 2026.
A confirmação foi feita durante a apresentação do balanço da gestão estadual em 2025 e encerra as expectativas em torno da sucessão no Palácio Anchieta. Com o anúncio, o governo antecipa oficialmente o debate eleitoral no Espírito Santo.
“O Ricardo tem sido um nome que tem participado de todas as ações do governo. No primeiro momento, participou como secretário de Desenvolvimento, mas depois eu o convidei a ajudar a governar mesmo em todas as áreas, e ele tem feito isso viajando aos municípios, a Brasília, articulando com ministérios do governo federal, trabalhando na representação política. E nesses últimos dias, eu fiz diversas consultas: à nossa base na Assembleia Legislativa, à base no Congresso Nacional, aos prefeitos, aos partidos políticos, a algumas lideranças, e nós avaliamos e chegamos à conclusão de que para preservar e dar sequência a tudo o que estamos fazendo, o nome do Ricardo Ferraço é o melhor nome que nós temos”, declarou Casagrande.
Ricardo Ferraço ocupa o cargo de vice-governador desde 2023 e tem atuado diretamente na articulação política e no acompanhamento de projetos estratégicos da gestão Casagrande, especialmente nas áreas de desenvolvimento econômico, infraestrutura e relação com os municípios.
A definição consolida a continuidade do atual projeto político no Estado e deve orientar as movimentações partidárias e alianças ao longo de 2025 e 2026.
Ao ser questionado sobre sua relação com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), que é um nome que também vem sendo cotado nos bastidores políticos para o cargo de governo do estado.
“Nossa relação com o Arnaldinho é de aliados. Nós estamos trabalhando juntos desde que ele assumiu a Prefeitura de Vila Velha porque ele é um coluna de investimentos muito grande, ele é aliado nosso, ele ajudou a gente na campanha de 2022, por exemplo. Nós ajudamos ele na reeleição dele. Então, assim, temos especialmente uma parceria institucional forte de investimentos em Vila Velha. Ele é muito bem-vindo ao movimento que eu lidero. Como governador, estou aqui fazendo a manifestação de um conjunto de lideranças que melhor nos representa neste momento, em termos de segurança, o projeto que nós hoje representamos junto com a sociedade. Então, ele será muito bem-vindo a este movimento e vamos continuar trabalhando com ele para que isso possa acontecer”, disse o governador.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





