Atualizado em 12/12/2025 – 08:13
No próximo sábado (13), a Casa Cousa, no Centro de Vitória, promove um dia dedicado à atividades sobre literatura, com a participação de escritores capixabas. Pela manhã, às 10h, acontece o CineCaverna, com participação dos escritores Paulo Sena e João Moraes. À tarde, às 14h, o ciclo “A Oficina” recebe Rodrigo Caldeira e Saulo Ribeiro, com atividades sobre livros e a interação da literatura com a sociedade. Ambos os eventos são gratuitos.
No CineCaverna, o tema será Cinema e Literatura. João Moraes explica que o encontro não se limitará às adaptações literárias para o cinema, mas abordará como a literatura influencia outras formas de arte. Escritor Cachoeirense, Moraes teve um texto autoral publicado pela primeira vez nos anos 70, na revista Mambembe, criada pelo artista plástico, de Dedé Caiano, irmão do cantor e compositor Sérgio Sampaio. Muitos anos depois, em 2006, organizou o livro Eu sou aquele que disse, com textos de diversos gêneros literários sobre Sérgio Sampaio.
O escritor também atuou como cronista de A Gazeta e publicou a coletânea “Crônicas sujas, memórias de névoa”. Além disso, Moraes é autor de “Intelectolices”, de poemas de diversos formatos; “Planeta Ontem”, de crônicas; “Cachaça”, romance; “Água Fervida”, de contos; e “O livro dos Motes”; de poesia.
Paulo Sena, que também participa da atividade, é escritor e roteirista. Publicou os livros “Quase Sertão”, que explora narrativas que transitam entre o fabular e o real, marcadas por lirismo, denúncia social e personagens que habitam a fronteira entre lembrança e invenção, e “O Antropófago”, com contos homoeróticos de forte apelo simbólico e visual, que afirmam sua escrita como espaço de liberdade, corpo e provocação estética.
Como roteirista e realizador, Paulo Sena dirigiu os curtas Abissal (2017), Guerra Fria (2014), Embaraçadas (2014) e Ao Vivo de Bergue (2011). Em 2025 lançou A Invenção do Orum, vencedor do Prêmio Canal Brasil no Festival de Cinema de Vitória e atualmente trabalha em O Fim do Mundo, prestes a entrar no circuito de festivais.
Ciclo A Oficina
À tarde, o diálogo continua no ciclo A Oficina. Participa da atividade o historiador e escritor Rodrigo Caldeira. Mestre e doutor em Letras pela Ufes, com pesquisas sobre Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto e José Carlos Oliveira, Caldeira também é autor dos livros “Inventário dos Olhos”, “Proemínimos” e “As Estações”.
Também integra a programação o escritor, editor e curador Saulo Ribeiro, coordenador da Editora Cousa — responsável pela publicação de mais de 200 títulos e projetos de democratização da leitura no estado. Autor dos romances Ponto Morto e Os incontestáveis, Ribeiro também atua no audiovisual e no teatro, e participou do roteiro do curta-metragem “2 e meio” e do longa “Os incontestáveis”, além da peça “Cárcere”, escrita com Vinícius Piedade.
Serviço:
Data: 13 de dezembro (sábado)
Local: Casa Cousa — Rua Duque de Caxias, Centro, Vitória
Entrada: Gratuita
10h – CineCaverna
Com Paulo Sena e João Moraes
14h – Ciclo A Oficina
Com Rodrigo Caldeira e Saulo Ribeiro

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





