Atualizado em 23/08/2025 – 07:52
Maior referência da arte Naïf no Espírito Santo, a pintora Ângela Gomes é uma das representantes do Brasil na 55ª edição do Premio Internazionale Varenna di Arte Naïf “Pierantonio Cavalli”. A mostra será inaugurada neste sábado (23) e segue até 14 de setembro, na cidade de Varenna, às margens do Lago de Como, na Itália.
Com o tema “La bellezza salverà il mondo” (A beleza salvará o mundo), inspirado no escritor Fiódor Dostoiévski, a exposição reúne artistas de diferentes países em homenagem à simplicidade e à autenticidade emocional. A capixaba participa com obras que destacam a espontaneidade, os afetos e a leveza do cotidiano, características da arte Naïf.
A mostra será realizada na Chiesa di Santa Marta, com curadoria de Norma Cavalli.

Sobre a artista
Ângela Gomes, natural de Cachoeiro de Itapemirim, começou a demonstrar seu talento artístico ainda criança, desenhando com palitos de picolé e explorando cores, colagens e estampas de forma intuitiva. Aos nove anos, pintou sua primeira tela a óleo por encomenda da tia. Autodidata, realizou sua primeira exposição individual em 1981, apesar da ausência de público, o que a motivou a seguir na carreira.
A partir de 1987, após contato com a pintora Raquel Galena, definiu-se pela arte Naïf, tornando-se referência no gênero. Suas obras destacam paisagens regionais, cenas populares e tradições, e são caracterizadas pela clareza e limpeza visual.
Gomes já expôs em museus como o MAC de Campinas e o Museu Internacional de Arte Naïf (Rio de Janeiro), e participou de exposições internacionais em Portugal, França, Mônaco e Peru. Em 2017, recebeu o prêmio SZYB WILSON na Polônia, com três obras eleitas pelo júri popular como melhores do X Art Naif Festival.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.