Atualizado em 05/09/2025 – 10:16
A capixaba Bárbara Carnielli dá um novo passo em sua carreira neste sábado (6), quando apresenta, no Ateliê B12, em Lisboa, os resultados de sua primeira residência internacional. O público poderá conhecer de perto o processo criativo desenvolvido entre Lisboa e o Barreiro, com acompanhamento curatorial de Clara Sampaio.
A pesquisa desenvolvida pela artista parte da metáfora da fenda como origem e espaço fértil de criação. Inspirada pelos fluxos distintos dos rios e pela maneira como as águas se encontram, Bárbara investigou a mistura, o transbordamento e os deslocamentos que emergem desse fluxo, no desaguar em águas salobras.
A fenda, nesse processo, aparece como passagem e alargamento, um espaço fértil de onde emergem imagens, deslocamentos e novas formas de linguagem. O método de trabalho escolhido foi o flanar, que permitiu à artista explorar a potência simbólica da água e do exílio como instâncias críticas e poéticas.
A residência teve o apoio do Edital de Circulação e Intercâmbio do Funcultura, da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), e representa a inserção de Bárbara em novos circuitos artísticos fora do Brasil.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.