Atualizado em 06/02/2026 – 14:39
O cantor Marcos Monteiro (foto) é presença confirmada na Casa Thelema neste sábado (7), em Praia Grande, Fundão. O artista, conforme afirma, fará uma apresentação musical “informal, com cara de encontro mais intimista”, logo após a última sessão do Cineclube Águas, na qual será exibido, às 19h, o filme Centaura, com direção de Luiza Lubiana.
Marcos Monteiro, que tem uma trajetória musical de mais de 30 anos, informa que o repertório será eclético, porém, mais voltado para a MPB e o samba, contemplando nomes como Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Raul Seixas e clássicos do samba canção, a exemplo de Cartola, Nelson Cavaquinho e Paulinho da Viola.
Além do amor pela música, Marcos afirma que o carinho que tem por Praia Grande e a trajetória do produtor cultural da Casa Thelema, David Rocha, fazem com que a apresentação de sábado seja especial. “Gosto de Praia Grande e acompanho o trabalho de David como produtor cultural e em empreendimentos turísticos. Vai ser minha primeira vez na Casa Thelema, um encontro que será bem bacana, informal, sem distanciamento com o artista”, diz.
Antes da apresentação de Marcos será realizada a sexta e última sessão do Cineclube Águas, com o filme Centaura, uma animação que mergulha no universo do mito para refletir sobre identidade, força e deslocamento. A obra constrói uma narrativa sensível e simbólica, onde corpo, natureza e imaginação se entrelaçam, convidando o público a atravessar camadas entre o humano e o fantástico.
“A experiência de criar um cineclube em Praia Grande foi desafiadora, mas igualmente empolgante. O projeto, selecionado pelo edital de Difusão Audiovisual, possibilitou a aquisição de materiais básicos necessários à sua realização, garantindo também a continuidade dessa proposta. Chegamos à última edição com a certeza de que iniciamos um movimento de fomento e popularização do audiovisual em Praia Grande, avançando, aos poucos, na construção de uma cultura de acesso e participação em agendas voltadas ao audiovisual na região”, avalia David.
O Cineclube Águas está sendo realizado por meio do edital de Difusão Audiovisual da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Aldir Blanc.
Olhares Plurais
A programação do próximo sábado não se restringe à última sessão do Cineclube Águas. No mesmo dia o público poderá conhecer o resultado das atividades do projeto Olhares Plurais, das 14h às 18h. Haverá uma mostra com fotos da oficina de fotografia com celular, ministrada por Thais Gobbo, que estarão com visitação aberta ao público até oito de março, das 10h às 19h, sempre aos sábados e domingos.
Além disso, exposição de peças de reuso produzidas na oficina de grafitti e apresentação de um mural de grafitti produzido pelo artista Vuds. Também faz parte da programação apresentação do Slam Zacimba e batalha de Slam, com premiação para os três primeiros documentários. Quem quiser participar pode se inscrever na hora.
Haverá, ainda, lançamento do documentário que registra todo o processo do projeto. A programação encerra com a apresentação de um DJ. “Acreditamos que fomos muito felizes na escolha do nome do projeto, que representa fielmente o que desejávamos com essa proposta: promover olhares plurais para a arte, conciliando diferentes linguagens como o graffiti, a fotografia, a literatura e a música. O projeto contou com uma participação diversa e plural, com presença majoritária de jovens, mas com perfis variados, o que enriqueceu significativamente as oficinas e vivências”, avalia David.
O projeto Olhares Plurais está sendo realizado por meio do edital de Artes Visuais da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Aldir Blanc.

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.




