Atualizado em 12/05/2025 – 14:28
A Biblioteca Pública Madeira de Freitas, localizada no bairro Campo Grande, em Cariacica, está promovendo a acessibilidade à leitura para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Com mais de 200 obras dedicadas a esse público, o local possui um acervo com 160 livros em braille e 85 audiolivros, permitindo que leitores com necessidades especiais tenham acesso à informação, cultura e lazer.
O morador de Alto Lage Sandro Bermudes (foto), de 51 anos, é deficiente visual e um dos frequentadores do espaço. Ele explicou a importância desses materiais para o desenvolvimento pessoal e social dos leitores. “Quem lê bem, escreve e se expressa melhor”, afirma Bermudes, que frequenta o local junto com sua esposa, Maria Trancoso, também deficiente visual.
A coordenadora da biblioteca, Júlive Argentina, reforça a importância de garantir que todos os públicos tenham acesso aos livros. “É fundamental que a gente tenha livros acessíveis. Assim, garantimos que todos tenham acesso a informação, cultura e lazer. Isso faz com que a gente promova uma maior participação e contribua para uma sociedade mais acessível e inclusiva”, ressaltou.
O acervo da Biblioteca Madeira de Freitas inclui desde livros didáticos e biografias até best-sellers e obras infantis, como gibis da Turma da Mônica.
Além disso, a Biblioteca Pública Municipal de Cariacica foi a primeira no estado a receber um exemplar da Bíblia em braille. O conjunto, composto por 73 volumes, faz parte da campanha #PraCegoLer, resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Governo e Cultura, a Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Cariacica (Asplec) e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.