Com apenas nove anos, o jovem bailarino Daniel Viana, morador de Guarapari, foi aprovado para integrar uma das instituições de balé mais prestigiadas do mundo: a Escola Bolshoi, em Joinville (SC). A seleção reuniu mais de 3,2 mil crianças de todo o país, que disputaram apenas 40 vagas, uma concorrência de 80 candidatos por oportunidade.
A viagem até Santa Catarina só foi possível graças ao edital de Circulação e Intercâmbio, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). O apoio público foi essencial para custear as despesas da passagem e hospedagem do bailarino.
A mãe de Daniel, Carolina Viana, conta que a conquista foi fruto de uma grande mobilização.
“Nós não temos condições de arcar com uma viagem desse porte, é algo muito distante da nossa realidade. Mas, graças ao edital da Secult, conseguimos o transporte e a estadia. A madrinha dele, que é jornalista, cuidou de toda a documentação, e muitas pessoas também contribuíram com uma vaquinha que ajudou nas despesas extras. Foi um esforço coletivo, e somos muito gratos”, relata.
Aluno da Academia Korpus, em Guarapari, Daniel estuda dança há dois anos com bolsa integral. Incentivado pela escola, participou em maio deste ano do Grande Prêmio Internacional de Dança, em Vitória, onde recebeu cinco bolsas internacionais de estudo: uma na Argentina e quatro nos Estados Unidos.
Em julho, o talento do jovem também brilhou no Festival Enes Dança, o principal evento do gênero no Espírito Santo. Daniel foi escolhido pelos jurados como 1º lugar na categoria juvenil solo e recebeu o prêmio de Bailarino Destaque.
Com a sensibilidade e o foco de quem sonha alto, o pequeno artista já traça seus objetivos com clareza.
“Meu sonho é me formar e dar aula para meninas e meninos como eu. Também quero ser um grande bailarino, conhecer muitos países e comprar uma casa para a minha mãe”, conta Daniel.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.






