Atualizado em 22/07/2025 – 13:31
A autorização para a instalação do curso de Medicina no campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) será formalizada nesta terça-feira (22), às 15 horas, durante solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Educação, Camilo Santana; do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; e do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, entre outras autoridades.
Em maio deste ano, o ministro da Educação Camilo Santana, em um vídeo postado nas redes sociais do senador Fabiano Contarato (PT-ES), afirmou que o norte do estado do Espírito Santo receberia a instalação do curso.
O projeto prevê a criação de 60 vagas anuais e um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, destinados à construção de um prédio específico, aquisição de equipamentos e demais itens necessários para o funcionamento do curso. A expectativa é que as primeiras turmas iniciem suas atividades já no primeiro semestre de 2026.
Com a autorização, a Ufes dará início aos trâmites para a realização de concursos públicos voltados à contratação de servidores que atuarão no novo curso. Estão previstas 30 vagas para técnicos administrativos e 60 para docentes.
No início de julho, o reitor Eustáquio de Castro esteve na Secretaria de Ensino Superior (Sesu), do Ministério da Educação, para alinhar as etapas de implantação do curso. A criação da graduação em Medicina em São Mateus integra as ações do governo federal voltadas à expansão e interiorização do ensino superior público e à formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.